4.1 C
Tomar

IPT promove sessão sobre o Programa Horizonte Europa direcionada a empresas da região

Relacionadas

Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através do Gabinete de Apoio a Atividades de I&D, convidou, no dia 5 de dezembro, as empresas da Região Centro a participarem numa sessão de sensibilização dedicada ao Programa Horizonte Europa, na qual foram apresentadas oportunidades para o mundo empresarial.

A iniciativa, integrada no Programa INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, teve como objetivo divulgar o programa Europeu Horizonte Europa às empresas da região, assim como, apresentar as diferentes oportunidades de financiamento, nomeadamente, nos seus pilares 2 e 3 (Competitividade Industrial Europeia e Inovação no Empreendedorismo). Este programa facilita a colaboração e reforça o impacto da investigação e inovação no desenvolvimento, apoio e implementação das políticas da União Europeia, enquanto enfrenta os desafios globais. E, ainda, apoia a criação e difusão de excelentes conhecimentos e tecnologias.

No final do evento, os participantes visitaram o Espaço de Co-Criação, do Instituto Politécnico de Tomar, espaço criado para estimular e desenvolver as competências criativas e empreendedoras dos alunos, promovendo a inovação por via da criatividade e Co-criação, o Espaço de Co-Criação do IPT pretende afirmar-se como um ponto de encontro e de partilha de experiências, especialmente desenhado e construído para os alunos e investigadores do IPT.

Esta sessão de sensibilização enquadrou-se nas atividades do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Na sessão de abertura, o vice presidente do IPT, Nuno Madeira, destacou a importância do Gabinete de Apoio a Atividades de I&D do IPT, referindo que o mesmo inclui uma Oficina de Transferência de Conhecimento (OTIC), estando estes dois instrumentos muito atentos à investigação que se faz no IPT e tentando perceber o que dessa investigação que é produzida, pode ser usado nas empresas. (…)

Notícia completa na edição impressa de 9 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Lançamento do XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção” do professor Jorge Mascarenhas na Ordem dos Arquitectos

O XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção”, da autoria do professor Jorge Mascarenhas, professor no Instituto Politécnico de...

Oficina de Cestaria e Latoaria abre portas no Convento de S. Francisco

No Convento de S. Francisco, em Tomar, será inaugurado a 18 de janeiro, sábado, pelas 16h00, um novo espaço oficinal...
- Advertisement -

Mais notícias