A Casa do Pai Natal, o Atelier dos Duendes, a Árvore de Natal, o Carrossel Parisiense e o Comboio de Natal são algumas das atrações do “Centro Mágico do Natal”, evento que foi inaugurado na quinta-feira, 1 de dezembro, na Praça da República em Tomar, na presença de miúdos e graúdos e decorre até à véspera de natal.
O objetivo da autarquia passa por proporcionar, pela primeira vez, Natal este tipo de atividades em Tomar e aumentar a atração turística, pelo que o momento foi assinalado simbolicamente com o corte de uma fita, pelas 12h00, pela presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, naquele que a organização intitula como “o maior evento temático de Natal da região Centro”. Antes, a cidade já tinha vivido momento de animação com um desfile natalício pelas ruas, que culminou com a chegada do Pai Natal e os seus duendes à Praça da República, acompanhados pela fanfarra dos Drama & Beiço.
Para Anabela Freitas, a realização deste evento era “uma aspiração grande” já desde o ano passado, quando o mesmo foi cancelado devido ao covid. “É a primeira vez que temos estas atividades em Tomar. O epicentro vai ser na praça da República, onde as crianças podem fazer pedidos ao Pai Natal, onde temos o carrossel e a feira de natal e depois temos toda a animação, que não se vai cingir apenas à Praça da República, até dia 24”, disse, referindo que o objetivo passa por ser um foco de atratividade para que as pessoas venham a Tomar durante o mês de dezembro, sendo que se encontram aqui peças exclusivas que não existem nos Natais feitos em outras cidades.
Na Praça da república encontram-se ainda barraquinhas que vendem iguarias, tais como crepes e bombocas, e também para ajudar quem procura bons presentes para o Natal. Por toda a cidade, as lojas de comércio local oferecem viagens para o carrossel e para o comboio, por cada compra acima dos dez euros.
O evento decorre de 1 a 24 de dezembro, de terça a quinta das 14h às 19h, às sextas das 14h às 20h, aos sábados e feriados das 11h às 20h, e aos domingos e véspera de Natal das 11h às 17h.