Inicio ATUALIDADE 9.º Conselho de Presidentes da CAP reúne em Tomar esta quinta e...

9.º Conselho de Presidentes da CAP reúne em Tomar esta quinta e sexta feira

0

A CAP – Agricultores de Portugal – reúne o seu órgão plenário, o Conselho de Presidentes, esta quinta e sexta feira, dias 24 e 25 de novembro, no Hotel dos Templários, em Tomar – o nono na história da Confederação, que reúne os mais de 250 associados e estrutura, e que se assume como um momento de balanço das atividades da organização, mas, sobretudo, de definição dos eixos de atuação para os próximos anos.

Este encontro acontece num momento que a CAP considera da maior gravidade, dado o anúncio formal, por parte do Conselho de Ministros, da extinção das Direções Regionais de Agricultura e da transferência das suas competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Já tendo a Confederação assumido publicamente a sua oposição absoluta a tal decisão, que considera abusiva, absurda, antidemocrática e inaceitável, a reunião plenária servirá para identificar as iniciativas de oposição e de protesto a tomar pelos agricultores, que exigem a reversão da medida que, a concretizar-se, ditará o fim do Ministério da Agricultura.

A análise à execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e ao sistemático atraso no pagamento das ajudas aos agricultores também faz parte do programa deste Conselho de Presidentes, tal como as preocupações relativas à adequação e à aplicabilidade do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), aprovado pelo Governo e elaborado sem auscultação ao setor.

Este Conselho de Presidentes marca o 47.º aniversário da CAP, fundada em 25 de novembro de 1975, a partir de um movimento espontâneo dos Agricultores Portugueses. Como organização socioprofissional agrícola, agrupa cerca de 250 organizações de todo o país, as quais se traduzem em Federações, Adegas, Associações Regionais, Associações Especializadas e Cooperativas. Desde 1977 que tem o estatuto de Parceiro Social no Conselho Económico e Social e integra a Comissão Permanente de Concertação Social. Desde 1986 tem assumido a representação de Portugal junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde mantém uma delegação permanente, sendo membro do COPA, organização de cúpula das Organizações Agrícolas da UE.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version