Realiza-se, este sábado, dia 19 de novembro, com início às 11h30, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), em Tomar, um evento que representa “um convite do Papa Francisco aos jovens a viverem um dia de Jornada nas suas dioceses”. O evento é realizado no âmbito do Dia Mundial da Juventude, Domingo de Cristo Rei, que este ano é no dia 20 de novembro.
O Jornal/Rádio Cidade de Tomar falou com o padre Ricardo Conceição, responsável pela organização desta Jornada Diocesana da Juventude e também o responsável na diocese pelas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam no próximo ano, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
Segundo o padre Ricardo Conceição, o ano passado a Jornada Diocesana da Juventude realizou-se em Santarém, este ano a escolha recaiu sobre Tomar, salientando que “os jovens de Tomar também merecem, jovens que participam bastante mesmo noutros sítios”.
No dia da entrevista estavam já inscritos 200 jovens, mas a iniciativa é aberta a todos quantos se queiram associar. A participação não necessita de pagamento e conta com um almoço gratuito para todos os participantes.
O programa tem início às 11h30 na Várzea Grande, seguindo-se, depois, para o Mouchão, onde será o almoço. À 14h00 têm início diversas atividades consoante as idades dos jovens. Os jovens dos 13 aos 16 anos terão atividades pelo centro histórico. Para os mais velhos será realizada uma conversa, no Centro Pastoral, sobre voluntariado e como se podem envolver nas Jornadas Mundiais da Juventude, com intervenções de dois jovens tomarenses. É, segundo o padre Ricardo, um tema interessante porque “muitos jovens gostariam de fazer voluntariado, mas não sabem como o fazer, daí é importante fornecer algumas ferramentas para que possam perceber o que vem aí em termos das Jornadas Mundiais da Juventude”, referiu.
Às 17h00, na Praça da República, realiza-se um flashmob JMJ. De seguida, realiza-se a missa, às 18h30, na Igreja de Santa Maria dos Olivais, com a presença do Bispo de Santarém, aberta a toda a comunidade e, no final, a plantação de um sobreiro, oferta aos jovens de cada Vigararia. Se chover, o plano B levará as atividades de rua para o liceu.
Ana Isabel Felício/Elsa Lourenço