Decorreu, no dia 27 de outubro, no Regimento de Infantaria 15, em Tomar, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à 12.ª Força Nacional Destacada Conjunta (12FND) para o Teatro de Operações (TO) da República Centro-Africana (RCA), que será empenhada no âmbito da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RCA (MINUSCA).
A cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General José Nunes da Fonseca, contou com a presença do Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Mendes Ferrão, do vice presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, entre outras entidades militares e civis.
![](https://www.cidadetomar.pt/wp-content/uploads/2022/10/exercito2-1024x683.jpg)
No momento mais significativo e marcante da cerimónia, o General CEME efetuou a outorga do Estandarte Nacional ao Comandante da Força, Tenente-Coronel Laranjeiro Neto, símbolo da Pátria que se constituirá como um elemento de motivação acrescida num TO de grande exigência e risco.
A 12FND/RCA é composta por 215 militares, 200 homens e 15 mulheres, maioritariamente do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, integrando igualmente militares de várias Unidades do Exército e três militares da Força Aérea e um militar da Marinha.
Fotos: Exército Português