Site de experiências da rede Portugal Manual lançado em Tomar

0
1918

O Centro Cultural da Levada de Tomar foi o espaço escolhido para o lançamento do site “Portugal Manual, Curated Cultural Experiences”, uma iniciativa da Portugal Manual, rede de artesãos contemporâneos e empreendedores num ecossistema de negócios e transmissão de saberes, que pretende dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz em Portugal.

A sessão, que decorreu, na terça feira, dia 11 de outubro, contou com a presença da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, da coordenadora da rede, Filipa Belo e de grande parte dos artesãos que fazem parte da mesma, entre os quais alguns que apresentaram o seu testemunho pessoal: Catarina de Jesus (marca Wicker_It), Nuno Henriques (Toino Abel) e José Aparício (Oficina Marques).

Expressões e palavras-chave neste lançamento foram sustentabilidade e economia circular (mas de forma prática, não meros chavões, uma vez que na sua grande maioria os artesãos que integram o Portugal Manual trabalham com base em matérias-primas locais e, por definição, num processo criativo manual e vagaroso, frequentemente em comunhão com as próprias tradições da zona onde se encontram).

Mas é precisamente na relação com a tradição artesanal que se marca a diferença. Apesar da preocupação com a salvaguarda das técnicas e da história dos artefactos, todos estes são projetos que têm como princípio inovar esteticamente, com uma componente artística e criativa relevante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here