7.2 C
Tomar

Tomar participou nas Jornadas Europeias do Património com um conjunto de iniciativas

Relacionadas

Decorreram no passado fim de semana as Jornadas Europeias do Património. Como é habitual, Tomar participou com um conjunto de iniciativas, que focaram diversas aceções deste conceito, desde as mais óbvias, como o património histórico, às que não o sendo são tão importantes como aquela, como o património industrial que, felizmente, tem vindo a ser cada vez mais valorizado no concelho.

Assim, um dos pontos de passagem, na sexta feira, foi a Fábrica de Papel de Matrena, que abriu as suas portas publicamente pela primeira vez desde o encerramento e, onde, no imenso vazio do espaço sem máquinas mas ainda com as memórias físicas dos últimos dias de trabalho, Gustavo Sumpta apresentou a sua performance “O melhor mundo possível”, seguido da exibição de um clássico do cinema da segunda metade do século XX, “Stalker”, de Andrei Tarkovsky, que tem como cenário precisamente um espaço industrial semelhante.

Paralelamente, em Tomar, Carlos Trincão guiou uma visita à igreja de Santa Maria dos Olivais, onde, para além do que revelou, deixou em aberto diversas questões, ou não seja a História, sempre, um livro em aberto que é reescrito todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Museu de Alviobeira promove tertúlia comemorativa nos 162 anos do nascimento do General Bernardo Faria e Silva

Neste mês (dia 12 de janeiro de 2025) assinalaram-se os 162 anos do General Bernardo de Faria e Silva,...

Tomarense Isabel Baltazar admitida na Academia Portuguesa da História

A tomarense Isabel Baltazar foi admitida, como Académica Correspondente, na Academia Portuguesa da História, instituição científica de utilidade pública que reúne...
- Advertisement -

Mais notícias