fbpx
10.4 C
Tomar

Taça de Portugal: U. Tomar não conseguiu consolidar o resultado… e acabou por cair nas grandes penalidades!

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

Amargo! Muito superior na primeira parte, o U. Tomar não conseguiu consolidar o resultado… e acabou por ser afastado logo na primeira eliminatória da Taça de Portugal, no desempate por grandes penalidades!

Neste primeiro desafio oficial da época 2022/23, em Pombal, a equipa unionista tinha pela frente um opositor que vai disputar o principal campeonato da Associação de Futebol de Leiria.

O quase centenário Sp. Pombal – fundado a 20 de outubro de 1922 – foi segundo classificado na época passada (tal como o U. Tomar…), em igualdade pontual com o Portomosense e a cinco pontos do campeão U. Serra.

Numa tarde de muito calor, e num relvado natural, o U. Tomar mandou na primeira parte… Com clara postura ofensiva, a equipa tomarense, depois de duas ameaças, abriu o marcador no minuto 19: cruzamento de Pedro Pires, da direita, e Wemerson Silva (entre os dois centrais) dominou no peito e rematou forte e certeiro, para a direita de Walter Menegalli.

O capitão Siaka Bamba, volvidos apenas cinco minutos, finalizou da zona frontal… fraco e para as mãos do guarda-redes! Anderson Nascimento e Guilherme Camargo, já na reta final desta primeira parte, após boas jogadas coletivas, também não conseguiram ultrapassar o guardião brasileiro!

A equipa da casa ameaçou a baliza unionista já em tempo de compensação: Bryan Rosa falhou o cabeceamento em posição frontal! No terceiro minuto dos descontos, o número 9 do Sp. Pombal chocou com o central Henrique Matos… e o árbitro assinalou grande penalidade: Ivo Cristo travou o remate de Dudu Fagundes, na cobrança do castigo máximo!

Pedro Solá, treinador da equipa de Pombal, fez três substituições logo no início do segundo tempo. E os leões do Arunca melhoraram na circulação da bola, conseguindo assim repartir mais o jogo nesta segunda etapa. Contudo, apesar de mais recuado, o U. Tomar continuava a criar as melhores oportunidades: Leandro Filipe, em duas ocasiões (62’ e 69’), falhou por pouco a baliza de Walter Menegalli.

Os minutos finais foram de maior pressão do Sp. Pombal: o experiente João Pinto, em remate frontal no minuto 86, obrigou Ivo Cristo a grande defesa.

Ainda assim, com grande determinação, a equipa de Marco Marques parecia controlar a reação do adversário… Engano: um erro de marcação do lateral Fábio Luzio (muito dentro do terreno, ainda tentou, de cabeça, intercetar o passe…), já com cinco minutos nos descontos, permitiu que Rafael Freitas ficasse sozinho na esquerda: o extremo brasileiro rematou forte… sem hipóteses de defesa para Ivo Cristo! Um balde de água fria para a equipa unionista e para os muitos adeptos que a acompanharam, que já esperavam o apito final do árbitro.  

As duas equipas encararam o consequente prolongamento de forma mais cautelosa. Mas os unionistas, bem mais frescos, voltaram a mostrar mais ímpeto ofensivo: José Charles, logo no segundo minuto, atirou da zona frontal… a rasar o poste direito! Volvidos quatro minutos, o Sp. Pombal ficou reduzido a dez jogadores: o central Filipe Soares viu o segundo cartão amarelo! No livre consequente, Henrique Matos finalizou de cabeça… para as mãos do guarda-redes.

Mas, no minuto 104, o U. Tomar sofreu igual punição: o capitão Siaka Bamba travou Diogo Silva… e viu o cartão vermelho direto!

José Charles, ainda antes do breve descanso, rematou da direita… ao lado! O jovem brasileiro voltou a tentar, já no minuto 112, após lance pela esquerda, mas acertou… nas mãos do guarda-redes! No último lance do encontro, depois de uma arrancada de Charles, o (agora) capitão Leandro Filipe finalizou… a rasar o poste esquerdo!

A equipa da casa foi mais eficaz no desempate por grandes penalidades: marcou três, por João Pinto, Rafael Freitas e Peterson Paranhos, enquanto que os unionistas (Henrique Matos, Leandro e Ivan) nem um conseguiram converter!

Passou à segunda eliminatória quem melhor aproveitou… apesar do domínio do U. Tomar durante a maior parte do tempo.

O presidente Abel Bento desceu ao relvado no final do jogo, para confortar a equipa… e nomeadamente o lateral Fábio Luzio.

Arbitragem com algumas decisões… muito discutíveis (dois penáltis…), em claro prejuízo da equipa tomarense.

Eliminatória inglória

Entre as equipas do distrito, apenas o U. Santarém garantiu o apuramento ao bater o Gavionenses por magro 1-0.

Rio Maior e Fazendense foram afastados da Taça de Portugal com as derrotas frente a Alverca (2-0) e Sintrense (1-0), respetivamente.

Certo na segunda eliminatória estava o Coruchense, pois ficou isento na jornada de abertura da competição.

Jorge Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -