Ao fim de dois anos sem se realizar devido à pandemia, o Círio de Nossa Senhora da Piedade cumpriu a tradição, no passado fim de semana.
Do programa esteve incluída a recitação do terço, na Ermida de Nossa Senhora da Piedade, no sábado e um jantar também na Ermida de Nossa Senhora da Piedade.
No domingo, dia 11 de setembro, a concentração de cavaleiros, charretes, fogaças e banda foi na Mata dos Sete Montes, saindo, depois, o cortejo (Praça Infante D. Henrique – Av. Cândido Madureira – Praceta Alves Redol – Ponte Nova – R. de Santa Iria – R. Marquês de Pombal – R. Serpa Pinto) até à Praça da República, onde o Círio foi entregue. O cortejo prosseguiu (R. Silva Magalhães – R. de Leiria – R. Cónego Manuel Formigão) até ao recinto da Ermida, onde se realizou a missa campal presidida pelo Bispo Emérito, D. Manuel Pelino. Mais tarde, realizou-se o leilão das fogaças e um almoço.
Segundo a tradição, o Círio de Nossa Senhora da Piedade é uma festa de cariz religioso em que a imagem da Virgem da Piedade é devotamente transportada até à capela, numa procissão que se estende por cerca de dois quilómetros, que parte da cidade e leva os fiéis até ao cimo do monte, onde é celebrada uma missa campal.
Foto: José Ribeiro