Em março deste ano, o vereador da Educação da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, confirmou ao nosso jornal que, no âmbito da Rede Escolar, tinha sido proposto a abertura de Jardim de Infância na Escola Integrada Santa Iria, a começar neste ano letivo, proposta que, segundo o diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo, em declarações ao “Cidade de Tomar”, foi aprovada a 22 de junho de 2022.
Neste sentido, segundo ainda Paulo Macedo, tudo foi feito para receber o Jardim de Infância na Escola Integrada Santa Iria, com a preparação da sala, pequenas obras de adequação à faixa etária daquele espaço, como os wc’s e aquisição de mobiliário e já havia educadora colocada.
Agora, a poucos dias das aulas começarem, os pais foram informados que o Ministério da Educação reverteu a decisão, tomada em junho, e que a sala de Jardim de Infância não está autorizada, deixando-os confusos e sem saber onde vão colocar os filhos.
Segundo Paulo Macedo, foi enviado um ofício ao Secretário de Estado, mas a decisão mantém-se. De acordo com o mesmo, a razão para esta reversão da decisão será “economicista” e o que foi comunicado ao Agrupamento é que “haja uma distribuição dos alunos matriculados pelos outros jardins de infância”.
Perante esta situação, os pais vão fazer um ofício conjunto, para enviar ao Ministério, na tentativa de que a primeira decisão prevaleça e a sala de Jardim de Infância se mantenha na Escola Integrada Santa Iria, pois se matricularam os filhos naquela escola era porque assim o desejaram, alguns, certamente, porque têm outros filhos na mesma escola.
O “Cidade de Tomar” tentou contatar o vereador da Educação, Hugo Cristóvão, mas, até ao momento, tal não foi possível, esperando que na edição impressa já seja possível ter a sua posição sobre este assunto.