Numa recente deslocação à província de Sichuan, no sudeste da China, o Presidente Xi Jinping visitou uma empresa privada, a Polaris Optoelectronics. O Presidente esteve na sala de exposições e nas linhas de produção, tomando conhecimento dos esforços da empresa para reforçar a inovação. Xi Jinping inteirou-se também do apoio ao desenvolvimento concedido às empresas privadas – o que constitui mais um importante sinal de que a China atribui importância e apoia este sector.
A economia privada tem contribuído para o êxito do desenvolvimento económico da China. Há algum tempo, o Presidente chinês recorreu a uma escala numérica crescente, para caracterizar o estatuto da economia privada: mais de 50% das receitas fiscais, mais de 60% do PIB, mais de 70% da inovação tecnológica, mais de 80% do emprego urbano e mais de 90 por cento das empresas chinesas.
O desenvolvimento da economia privada está directamente relacionado com o desenvolvimento da qualidade da economia chinesa.
Nos últimos dois anos, devido ao impacto da pandemia, às mudanças profundas e complexas da situação interna e internacional e ao aumento da incerteza no ambiente externo, as empresas privadas têm enfrentado mais dificuldades e desafios. Em resposta, os dirigentes chineses, a todos os níveis, têm procurado formas de ajudar a ultrapassar essas dificuldades.
O Presidente chinês, durante esta visita, deixou mais um sinal claro:
“Não hesitaremos em encorajar, apoiar e orientar o desenvolvimento da economia do sector não público”.
Perante as incertezas da economia mundial, a contracção da procura e o enfraquecimento das expectativas, as empresas privadas devem apostar na inovação para criarem novas oportunidades.
A empresa que o Presidente Xi visitou, a Polaris, cresceu para se tornar líder da indústria em equipamento de projecção na China, através da inovação. Durante a sua visita, Xi Jinping salientou a importância de promover a inovação científica e tecnológica e também de apoiar o desenvolvimento da economia privada numa altura em que a China procura implementar um novo conceito de desenvolvimento.
“Devem ser feitos esforços para melhorar a capacidade de inovação independente e acelerar a transformação da China num País ainda mais forte em termos industriais” – sublinhou Xi Jinping, dizendo que isso contribuirá também para a recuperação da economia mundial.
China Media Group