Com o lançamento de um livro alusivo ao tema, comemorou-se, no dia 13 de agosto, o centenário da Casa Vieira Guimarães. O livro, que surge no âmbito da tese de doutoramento de João Amendoeira Peixoto é dedicado aos cem anos da habitação mandada edificar pelo médico, arqueólogo e historiógrafo José Vieira da Silva Guimarães, contextualizando a idealização e construção do edifício, cujo proprietário fez questão que fosse doada à Câmara Municipal de Tomar. Curiosamente, foi nesta cidade que nasceu, no dia 13 de agosto de 1864.
Ao final da tarde, a Banda da Sociedade Nabantina, de que chegou a ser dirigente, tocou na Corredoura, em frente à Casa Vieira Guimarães, em cujo primeiro piso (atual sede da Comissão da Festa dos Tabuleiros), se realizou a sessão evocativa e de apresentação do livro.
Sobre este, João Peixoto salientou o facto de a respetiva investigação (parte significativa no Arquivo Municipal de Tomar) ter permitido, não só criar um documento que ajuda a comunidade local e os visitantes a conheceram melhor esta figura proeminente dos estudos tomarenses, mas também descobrir curiosidades e factos que vêm enriquecer a memória coletiva, como o nome do arquiteto da Casa, Victor Bastos Júnior.