Está formalmente constituída a Casa do Pessoal do Instituto Politécnico de Tomar – Associação. A escritura pública foi assinada, no passado dia 28 de julho, no Cartório Notarial de Paula Viegas, em Tomar. São sócios fundadores Liliana Nobre, Catarina Morgado, José António Rosado e Francisco Madureira. Segundo os estatutos, os objetivos da associação passam pela “promoção cultural, social, desportiva, recreativa e solidária dos seus associados e estimular o envolvimento com a comunidade local”.
O Jornal/Rádio Cidade de Tomar falou com Liliana Nobre e Catarina Morgado sobre esta associação e os seus objetivos, sendo que a equipa inicial é formada por 12 pessoas, pessoas das três escolas (ESGT, ESTA e ESTT) que constituem o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), da comunidade docente e não docente, homens/mulheres das várias categorias profissionais.
Segundo Liliana Nobre, a Casa do Pessoal do IPT teve início em 2019, mas, no início de 2020 a atividade foi suspensa devido à pandemia. Em 2021 houve um reforço na equipa e em 2022 começaram a desenvolver-se diversas atividades, incluindo a constituição formal da associação.
A necessidade de formalizar esta associação prende-se com a possibilidade de promover outros serviços e de haver sócios. No fundo, a Casa do Pessoal pretende aproximar os funcionários do IPT, que são 313, e que os mesmos se sintam bem. A própria direção do IPT apoiou esta iniciativa, até porque, como funcionários, fazem parte da Casa do Pessoal. A sala de convívio da associação foi igualmente cedida pela presidência, que apoiou também a nível de mobiliário.
Segundo Catarina Morgado, o IPT foi certificado, em junho, com a Norma Portuguesa 4552:2016 referente ao Sistema de Gestão da Conciliação (SGC), integrado no Sistema Interno de Garantia da Qualidade, que se refere à gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, sendo o IPT uma das primeiras instituições do ensino superior a ter este sistema certificado, sistema que permitiu identificar as medidas de conciliação que envolvem todos os funcionários.
Quanto às atividades da Casa do Pessoal, referiu Catarina Morgado que em 2022 houve um retomar em força, primeiro com a criação da sala de convívio que foi “o pontapé de saída para muitas outras atividades”, como o convívio entre trabalhadores das escolas de Tomar e Abrantes, atividades comemorativas para a família, atividades de outdoor e atividades de voluntariado. (…)
Ana Isabel Felício
Elsa Lourenço
Uma notícia para ler na íntegra na edição impressa de 5 de agosto.