O plantel do futebol sénior do U. Tomar começou hoje, sábado, a época 2022/23! Esta primeira reunião, no final de uma tarde de muito calor, serviu para dar as boas-vindas aos atletas (embora cinco ainda estejam ausentes…), nomeadamente aos que vestem pela primera vez a camisola unionista.
Na última semana foram oficialmente confirmados mais quatro nomes na equipa comandada pelo técnico Marco Marques: Pedro Pires (avançado), Anderson Nascimento (avançado), Francisco ‘Kiko’ Ramos (defesa esquerdo) e Guilherme Camargo (médio), estes dois últimos ex-Ferreira do Zêzere (e de regresso ao clube tomarense)!
Bruno Monteiro (defesa central/direito, ex-Atalaiense), Joaquim Batim (médio, ex-Mirense), José Maria (médio, ex-GD Moinhos, ex-Oliveira do Hospital e ex-Académica Sub-23) e Tiago Lourenço (defesa, regresso após experiência no estrangeiro) são os outros reforços já assegurados pelos responsáveis unionistas.
Ivo Cristo, Rodrigo Neves (ambos guarda-redes), Fábio Luzio (defesa direito), Espadinha (defesa central), Douglas Pissona (defesa esquerdo), Siaka Bamba (defesa/médio), Henrique Matos (defesa/médio), Leandro Filipe (médio), Guilherme Nunes, Diogo Ismail e Wemerson Silva (avançados) mantêm-se na equipa unionista… que, mais uma vez, tentará a conquista do título de campeão distrital de futebol e a consequente subida ao Campeonato de Portugal.
A equipa técnica, liderada por Marco Marques, vai manter-se quase inalterada: Carlos Duarte (treinador-adjunto), Nuno Ribeiro (treinador de guarda-redes) e José Breia (treinador-adjunto/analista). A novidade é Patrício Marciano, preparador físico.
Abel Bento apresentou os jogadores e agradeceu aos que, mesmo tendo “muitos convites”, quiseram vir ou continuar no U. Tomar.
O presidente apontou ainda que o objetivo da equipa será “ganhar em qualquer campo”: “Em princípio, este será o meu último mandato… e gostava de ganhar alguma coisa ao nível dos seniores – o Campeonato ou a Taça do Ribatejo. Nunca fui campeão com os seniores e gostava de ser, antes de acabar o mandato”.
Marco Marques também pediu “compromisso” e “rigor” aos jogadores: “Estamos aqui para trabalhar para sermos campeões”.
Recorde-se que, na época passada, comandada por Marco Marques nas últimas cinco jornadas, a equipa do U. Tomar terminou o principal campeonato distrital no segundo lugar, com um somatório de 71 pontos (23 vitórias, dois empates e cinco derrotas), a oito pontos do campeão Rio Maior.
E foi eliminada da Taça do Ribatejo pelo Cartaxo (derrota, em casa, por 1-3), ainda com Filipe Pinto no comando técnico.
Depois de efetuar hoje os habituais exames médicos, o plantel unionista começa os treinos na próxima segunda feira, 1 de agosto.
Está previsto, nesta fase de preparação, um estágio em São Martinho do Porto (que inclui um jogo de treino frente ao Caldas), de 12 a 14 de agosto.
Novidade: o novo Troféu ‘Cidade de Tomar’, com a presença do V. Sernache, vai ser realizado a 20 de agosto.
O tradicional Torneio Fernando Matias decorrerá também num sábado, 27, tendo três convidados: Marrazes, Gavionenses e Avelarense.
A entrada em competição do U. Tomar será na primeira eliminatória da Taça de Portugal, no dia 11 de setembro… e o principal campeonato distrital começa no domingo seguinte, 18.