O projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas (ALU) é um programa de capacitação em competências socioemocionais, destinado a jovens entre os 14 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou Porque Tu És”, que valoriza a interdependência e a solidariedade.
Inspirado por estes valores, o projeto visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos educadores e alunos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.
O projeto foi criado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), associação cívica sem fins lucrativos, reconhecida como organização de utilidade pública (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e tem sido desenvolvido em todo o país, com o apoio do Ministério da Educação.
Em Tomar, o projeto está presente desde 2020, com o apoio da Câmara Municipal de Tomar, com financiamento do Fundo Social Europeu, no âmbito dos Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar, através do PEDIME II (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo), tendo sido considerado um sucesso por todos os participantes e envolvidos no projeto.
Face ao envolvimento da comunidade educativa de Tomar neste projeto, a cidade foi escolhida para acolher o Encontro Nacional do Projeto Academia Líderes Ubuntu, denominado UBUNTU FEST 2022, que decorreu nos dias 15, 16 e 17 de julho.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, João Costa, que deixou palavras de incentivo e confiança no projeto, no desenvolvimento de competências dos nossos jovens, no sentido de os tornar melhores pessoas.