Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém e Castelo Branco apresentaram um projeto de resolução para a requalificação da Estrada Nacional 238, que liga Ferreira do Zêzere à Sertã.
No projeto de resolução, apresentado a 18 de julho, na Assembleia da República, por iniciativa dos deputados do distrito de Santarém, os eleitos chamam a atenção para a necessidade de “intervenção nos taludes, de forma a garantir a segurança, conforto e a redução dos tempos de deslocação” despendidos por quem ali circula.
Os deputados lembram que a EN 238, considerada umas das estradas mais belas da região Centro, é igualmente “uma via com um circuito morfologicamente muito acidentado, muitas curvas e um perfil geológico que potencia desmoronamentos das barreiras e muros, dificultando a circulação rodoviária dos seus utilizadores, que frequentemente têm de desviar-se para percursos alternativos mais longos, mais morosos e mais dispendiosos”.
No troço da via que liga Ferreira do Zêzere à Sertã registam-se “deslizamentos frequentes”, o que não se compadece com reparações pontuais, pelo que se impõe “uma intervenção profunda de requalificação que permita efetivamente uma ligação segura e de qualidade para os seus utilizadores”, sublinham.
A degradação das barreiras e muros que suportam a estrada e o mau estado de conservação do pavimento é visível e constata-se que a monitorização e as devidas intervenções têm sido insuficientes.
Os deputados sublinham que a EN 238, que assegura a ligação entre Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, é uma via com muito afluência, utilizada diariamente por veículos de transporte de mercadorias e de passageiros. Desempenha “um papel fundamental para o desenvolvimento económico e social da região, nomeadamente para o desenvolvimento do setor florestal, para o comércio local e para o turismo”.
O projeto de resolução foi subscrito por nove deputados: Hugo Costa, Nuno Fazenda, Carlos Pereira, Alexandra Leitão, Francisco Dinis, Manuel Afonso, Mara Coelho, Paula Reis e Tiago Monteiro.