Inicio AMBIENTE 8 dicas para poupar no ar condicionado

8 dicas para poupar no ar condicionado

0

Todos os anos, são mais as casas e empresas portuguesas que optam por instalar um ar condicionado para usarem durante o verão e inverno. Estes tipos de unidades não são apenas versáteis e económicos, sendo também fáceis de instalar e manter, tornando-os uma opção cada vez mais atrativa no mercado europeu.

No entanto, apesar da tecnologia inverter e equipamentos com eficiência energética da letra A consumirem menos energia do que os sistemas convencionais, isto não se refletiu no preço das contas dos utilizadores. Na verdade, aconteceu o contrário, houve um incremento.

Por isso é importante levar em conta esses truques para poupar no ar condicionado. A Selectra desenvolveu um guia com pequenos hábitos simples que vão impactar positivamente o seu orçamento mensal e  ajudar a usar o seu ar condicionado com muito mais eficiência. Vamos a isso?

Como poupar energia com ar condicionado?

Hoje em dia, melhorar a eficiência energética do nosso eletrodoméstico, é importante para cuidar das finanças da casa ou da sua empresa, tal como para o cuidado com o meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.

Coloque em prática estas dicas e aprenda a usar seu ar condicionado de forma sustentável em menos tempo do que imagina.

  1. Compre ar condicionados eficientes

Escolher um aparelho com tecnologia inverter que possa regular a voltagem, corrente e frequência do ar condicionado é essencial e significará uma poupança de 40% no consumo de energia. Quando o for comprar, deve escolher o ar condicionado identificado com a letra A das classes energéticas.

  1. Escolha a potência correcta

Outro aspecto que deve-se levar em consideração antes de comprar um ar condicionado é que a potência é necessária para o espaço que deseja climatizar. Tenha em mente que a zona climática onde se encontre é um fator importante a ser considerado.

  1. Monitorize a instalação do seu aparelho

Tanto a unidade exterior como a unidade interior do seu aparelho devem estar afastadas do sol, pois não só protegerá o ar condicionado das suas emissões, como também permitirá que funcione melhor e consuma menos energia.

  1. Ajuste bem a temperatura

Um dos erros mais comuns é aquele que tem a ver com a nivelagem da temperatura do seu aparelho. No verão a temperatura ideal em uma casa varia entre 24ºC e 26ºC e no inverno deve estar entre 20ºC e 23ºC. Por cada grau que aumente ou baixe, pode consumir até 8% mais energia.

  1. Usar o modo “eco”

Se o seu ar condicionado tiver um modo económico, use-o, isso permitirá baixar a conta da energia até 30%.

  1. Isole bem a sua casa

Antes de ligar o ar condicionado, certifique-se de que as portas e janelas estão bem fechadas. Se tiver persianas ou cortinas, feche-as, isso fará com que a temperatura interna da casa baixe e, assim, evita que use energia.

  1. Mantenha o seu ar condicionado no ponto

Manter os filtros, o ventilador e o intercambiador interno limpos é fundamental para que o seu aparelho não consuma mais energia do que o normal. O ideal é fazer uma manutenção profissional uma vez por ano, o que também protegerá a sua saúde e prolongará a vida útil do seu ar condicionado.

  1. Ventile bem a sua casa

A poupança de energia também está relacionada com o uso da ventilação natural. Se o calor não for insuportável, abrir as janelas durante o dia ou à noite pode ser suficiente para não precisar ligar o ar condicionado.

Os sistemas de ar condicionado são, sem dúvida, uma solução para as mudanças de temperatura, mas a sua utilização responsável é essencial não só para os nossos bolsos, mas também para o cuidado do nosso meio ambiente.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version