A equipa de Sub-19 do Sp. Tomar bateu, no passado domingo, a congénere do Sporting por 3-4 e conquistou o último lugar do pódio no respetivo campeonato nacional.
Os leões de Alvalade partiram na frente (2-0), mas a equipa treinada por João Sousa, apesar do desgaste da véspera, logrou o empate (2-2) ainda antes do intervalo com dois golos de Francisco Beirante.
Lucas Honório – campeão pelo Benfica em Sub-15 e Sub-17 e ainda contratualmente ligado ao clube encarnado – também deixou marca neste encontro com (mais) dois golos, completando assim a reviravolta no marcador (2-4), antes do terceiro do Sporting, insuficiente para evitar o triunfo da equipa tomarense.
Na sexta feira, 1 de julho, nos quartos de final, o Sp. Tomar superou a Oliveirense por expressivo 6-1.
Contudo, no sábado, nas meias finais, os jovens leões perderam frente ao Valongo, por 6-7, após prolongamento. No final dos 50 minutos de tempo regulamentar, depois de várias reviravoltas no marcador, registava-se um empate, a cinco golos.
Benfica campeão! A jogar em casa – a fase final do campeonato decorreu no Pavilhão Fidelidade (Luz) -, a equipa encarnada derrotou o Valongo por 3-1 (0-0 ao intervalo) e, assim, garantiu o título nacional do escalão de Sub-19.
Bernardo Ramalho (entretanto transferido para o Paço de Arcos) apontou os três golos das águias.
O quinto lugar no campeonato foi conquistado pelo FC Porto, ao bater o Parede por claro 7-3.
No primeiro embate de domingo, a Oliveirense ficou com a sétima posição graças ao triunfo, por 3-6, sobre o Paço de Arcos.
Ponto final na época 2021/2022. 82 jogos depois… o terceiro lugar no campeonato nacional acaba por saber a pouco à equipa do Sp. Tomar, pelo que trabalhou e alcançou durante o apuramento para esta última fase.
Terminou o Regional (organizado pela Associação de Patinagem de Lisboa) em igualdade pontual como o líder Benfica (em segundo devido à diferença de golos), venceu a Zona Norte do Nacional, entrando na fase de apuramento de campeão como uma das favoritas ao desejado título.
Não chegou à final… mas ainda conseguiu alcançar um honroso lugar no pódio, apenas aquém de Benfica e Valongo, campeões oito vezes nas últimas nove edições do campeonato deste escalão.