11 C
Tomar

Ourém assinala Dia do Município com homenagens, acordos de cooperação e reabilitação do Castelo e Paço dos Condes

Relacionadas

Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

Elsa Ribeiro Gonçalves

Ourém assinalou na segunda-feira, 20 de junho, o Dia do Município com um conjunto de celebrações que englobaram desde o hastear das bandeiras junto do Edifício-sede do Município, a assinatura de Acordos de Cooperação com Wadowice (Polónia) e Ourém (Pará, Brasil), a imposição de distinções honoríficas e a cerimónia de inauguração do Castelo e Paços dos Condes, após as obras de requalificação. Mas o dia também serviu para deixar alguns alertas sobre o que não está tão bem, nomeadamente sobre a questão da Saúde, patente na falta de médicos de família no concelho. Recorde-se que foi a dia 20 de junho de 1991 que Ourém foi elevada à categoria de cidade. Este ano o feriado municipal coincidiu com o último dia da FeirOurém, que no domingo recebeu um concerto de Tony Carreira.

Na sessão solene do Dia do Município, decorrida no Teatro Municipal de Ourém – e que contou com alguns apontamentos musicais do Conservatório de Música e Artes do Centro – Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, referiu que “celebrar Ourém é celebrar os oureenses pois são eles a alma deste nosso Concelho”. O autarca destacou a presença, nesta cerimónia, de comitivas oriundas de três municípios estrangeiros, aos quais o Município de Ourém está associado, entre eles os representantes dos municípios de Ourém do Pará, Raseiniai e Wadowice.

Foto: CMO

O presidente da Câmara de Ourém aproveitou a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, para reforçar a preocupação perante algumas situações, nomeadamente o problema da escassez de profissionais do sector, que continua a privar a maioria da população oureense de um médico de família. “A título de curiosidade temos cerca de 28% de utentes sem médico de família, que correspondem a mais de 13 mil utentes, bem sabemos que alguns destes utentes são seguidos por médicos tarefeiros, que remedeia a situação, mas não é a solução que desejamos e preconizamos”, frisou.

– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Abrantes: localização de mulher desaparecida

O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento Territorial de Abrantes, no dia 5 de dezembro, localizou uma mulher...

Filipinas geram novo incidente no Mar do Sul da China

A Guarda Costeira Chinesa divulgou um vídeo na passada quarta-feira (dia 4) que mostra o navio oficial filipino 3003...
- Advertisement -

Mais notícias