Tem lugar a 25 de junho, pelas 18 horas, no Hotel dos Templários, mais uma edição da ‘Gala Vinhos do Tejo’. De forma presencial e já sem máscaras, este que é um evento anual está de volta ao formato habitual: com cerimónia à noite, jantar sentado e possibilidade de inscrição, para além da presença de premiados e convidados. De recordar que esta é uma iniciativa organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo (CENST) e tem como objectivo promover os vinhos da região e seus agentes económicos; a gastronomia nacional, em harmonização com os Vinhos do Tejo; e o território ribatejano.
Na ‘Gala Vinhos do Tejo 2022’, e como acontece todos os anos, vão ser anunciados os ‘Prémios Vinhos do Tejo’ – galardoando os agentes económicos inscritos na CVR Tejo nas categorias de Sustentabilidade, Empresa Dinamismo, Empresa Excelência, Enólogo do Ano e Prémio Carreira – os vencedores da 12.ª edição do ‘Concurso Vinhos do Tejo’, que contou com 166 amostras. Somam-se, este ano, os galardões atribuídos no âmbito do ‘Tejo Gourmet’ e ao ‘Tejo Anima’. Nota para o facto do concurso de iguarias e Vinhos do Tejo ser, atualmente, bienal e desta edição ter tido a maior participação de sempre, com restaurantes de Portugal continental e ambas as ilhas, num total de 63.
Dos vinhos e da gastronomia passamos para o território, que é premiado sob a alçado dos galardões do ‘Tejo Anima’, nas categorias de enoturismo; património e oferta cultural; e natureza.