No decorrer do ano passado, um grupo de pessoas da comunidade estrangeira em Tomar, encabeçadas por Ann Marchant e Christopher Pratt, reuniram-se com representantes do Município de Tomar para discutir como os residentes não portugueses podem ser melhor recebidos pelo Município de Tomar e como pode a comunidade estrangeira integrar e apoiar melhor a comunidade Tomarense.
Foram realizadas uma série de reuniões dentro da Comunidade Estrangeira e, fruto dessas reuniões iniciais, formou-se um pequeno comitê de ação voluntária para desenvolver essa iniciativa de criação de pontes entre a comunidade estrangeira e o município.
A 2 de junho de 2022, membros do Comitê de Ação da Comunidade Estrangeira efetivaram a primeira reunião com o vereador Hugo Cristóvão para discutir o progresso e definir os próximos passos. A parceria de trabalho entre a Comunidade Estrangeira e a câmara concordou em desenvolver dois projetos prioritários. O site da câmara continuará a ser atualizado para acomodar as extensões de tradução do navegador que permitirá a tradução automática do mesmo, sem custos acrescidos para o município, e o acrescento de um espaço na secção Morar em Tomar, que incluirá perguntas frequentes de estrangeiros já instalados, para mais facilmente integrar outros novos residentes.