Campeonato encerrado… com mais um resultado volumoso! Na tarde de domingo, o U. Tomar bateu, em casa, o Amiense por expressivo 4-0, na jornada que fechou o principal campeonato distrital de futebol.
A equipa unionista, mesmo com a sua posição definida na tabela classificativa, queria somar mais três pontos… depois do frustrante nulo, no domingo anterior, em Abrantes.
E a primeira grande oportunidade surgiu logo no minuto 6: Anderson Nascimento, num desvio na área… acertou na trave da baliza amiense!
Chrystian Pedroso, de cabeça, após assistência de Fábio Luzio, abriu o marcador no minuto 28.
O marcador voltou a mexer já perto do intervalo (41’), por Tiago Vieira, também de cabeça, na sequência de um canto na esquerda.
Anderson Nascimento, logo no sétimo minuto da segunda parte, rematou cruzado da direita… e reforçou a vantagem unionista: 3-0.
A superioridade da equipa tomarense foi ainda mais evidente neste segundo tempo, mas faltou melhor acerto na finalização. Pedro Pires, servido por João Marchão, fechou a contagem unionista (4-0), já no minuto 86.
Recorde de golos!
Os principais lugares já estavam definidos à partida para a última jornada, disputada no passado domingo. As exceções eram algumas posições… na zona intermédia da tabela classificativa!
E o U. Tomar, treinado por Marco Marques nestas últimas cinco jornadas – quatro vitórias e um empate, com 23 golos marcados e dois sofridos! -, terminou o campeonato no segundo lugar, com um somatório de 71 pontos – resultantes de 23 vitórias, dois empates e cinco derrotas -, mas a oito pontos do campeão Rio Maior!
O clube riomaiorense garantiu a promoção ao Campeonato de Portugal, enquanto que o clube unionista, como segundo classificado, qualificou-se para a próxima edição da Taça de Portugal.
Foi, apesar de ter falhado os dois principais propósitos – o primeiro lugar no Campeonato e a conquista da Taça do Ribatejo -, uma época histórica para o clube tomarense, pois alcançou novos máximos, próprios, de pontos e golos num campeonato!
O recorde de 71 pontos é relativo, dado que o desempenho na época 1987/88 foi melhor – 24 vitórias e 2 empates -, mas, nessa altura, as vitórias só valiam dois pontos…
Estabeleceu um novo recorde de 87 golos marcados no principal campeonato distrital! No total, foram 99 golos marcados, esta época, pelos unionistas: 87 no Campeonato e mais 12 na Taça do Ribatejo!
U. Almeirim e Glória do Ribatejo caíram para o segundo escalão distrital.
Subida possível?
No final do encontro com o Amiense, no passado domingo, Abel Bento revelou que o U. Tomar está na expetativa de uma possível subida de divisão… por via administrativa!
O presidente explicou a situação e realçou que, por isso, o clube está a preparar a próxima época com “calma e algum cuidado”: “Houve alteração dos regulamentos… com os novos licenciamentos e certificações. Felizmente, o U. Tomar está licenciado para poder participar num campeonato superior. Mas há muitos clubes que não se conseguem licenciar. Há muitos clubes que não se conseguiram certificar. E se não forem certificados com três estrelas… a certificação da formação… não podem participar em campeonatos nacionais. E, por isso, pode surgir uma vaga para o U. Tomar… As nossas decisões, na Direção, têm de ser mais ponderadas. Podíamos estar a preparar a equipa para o campeonato distrital e, de repente, surgir a oportunidade de subir ao campeonato nacional. Vamos estar preparados para as duas situações. Ainda não há nenhum treinador apalavrado ou contratado. Mas certamente haverá novidades no espaço de uma ou duas semanas”.
Águias perto da subida!
O Águias de Alpiarça está a um pequeno passo de regressar à 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém. A equipa de Jorge Peralta bateu o Moçarriense por claro 3-1 e lidera a tabela classificativa da segunda fase do campeonato.
Tem já mais cinco pontos que Moçarriense e Fátima (triunfo por 1-2 no terreno do Espinheirense), a três jornadas do final da competição.
No segundo lugar, a três pontos do líder, está o Entroncamento, que bateu o Forense por claro 2-0.
Na próxima jornada, agendada para 12 de junho, o Águias de Alpiarça poderá já fazer a festa da subida… se, em casa, vencer o Espinheirense, sobrando, assim, dois lugares para três equipas.
Foto: JMFS