U. Tomar campeão distrital de Iniciados… 11 anos depois do último título neste escalão!

0
1968

Campeões, campeões! A equipa de Iniciados do U. Tomar sagrou-se campeã distrital ao bater, na última jornada do campeonato, o rival Benavente por claro 3-1.

Este embate entre primeiro e segundo classificados, disputado na tarde do passado sábado, teve numerosa e ruidosa assistência, de apoio às duas equipas, enchendo por completo a bancada (e zonas contíguas) do Estádio Municipal António Fortes (Totói).

Os jovens unionistas, comandados por Ricardo Lopes, que precisavam apenas de um empate, ganharam avanço graças aos golos apontados por Wilson Tavares: um logo no início do encontro (4’) e outro nos instantes finais da primeira parte (40’).

A equipa benaventense foi tentando manter a esperança… e reduziu a diferença, já à entrada dos últimos dez minutos (71’), por Tiago Lúcio. Mas, também num contra-ataque, pela esquerda, Manuel Simão acabou com as dúvidas ao apontar o terceiro golo, mesmo no último suspiro (80’+3’).

Com este triunfo, o 11.º em 14 jornadas (mais um empate e duas derrotas), o U. Tomar terminou esta segunda fase do campeonato com mais quatro pontos que o Benavente, principal concorrente. O clube unionista voltou a ser campeão de Iniciados… 11 anos depois do último título neste escalão!

O treinador Ricardo Lopes considerou que “este título tem um significado especial”: “Tem o significado… de um sacrifício muito grande! Esta equipa sofreu bastante por causa da pandemia. A maior parte dos jogadores esteve infetada com o vírus. Houve jogos em que tínhamos poucos jogadores, e mesmo assim conseguimos dar a volta à situação. A evolução dos jogadores não foi a que queríamos, mas conseguimos adaptar-nos… Faltava a ‘cereja no topo do bolo’, que aconteceu neste último jogo, contra o Benavente. Mas nós acreditávamos, mesmo na fase em que perdemos alguns jogos, que iríamos dar a volta por cima. Há muita qualidade neste escalão e, apesar das contingências da pandemia, fizemos um excelente trabalho. Com a ajuda e o querer de todos… e também dos pais, que é um grupo fantástico… conseguimos chegar onde queríamos”.

Abel Bento realçou o “excelente trabalho de todo o staff, diretores, treinadores, jogadores, massagistas… e os pais, que foram inexcedíveis no apoio durante toda a época”.

O presidente salientou ainda que o U. Tomar “disputou esta época, quase até ao fim, os títulos das principais divisões do futebol de onze” no distrito: Seniores (2.º), Juniores (3.º), Juvenis (2.º) e Iniciados (1.º lugar).

Na próxima época, as cores do clube tomarense voltam a um campeonato nacional. Contudo, por limite de idade, muitos dos jogadores campeões já não poderão disputar essa apetecida competição. Esse privilégio fica reservado para jogadores nascidos em 2008 e 2009.

U. Tomar: David Pereira (g.r.), Afonso Domingos, Gonçalo Manso (c.), João Nunes, Nuno Vintém, Francisco Rodrigues, Diogo Rosa, Tomás Lopes, Wilson Tavares (2), Afonso Costa e André Formiga.

Suplentes: Diogo Lourenço (g.r.), Duarte Santos, Santiago Marques, Sebastião André, Manuel Simão (1) e Pedro Alcobia.

Treinador: Ricardo Lopes.

Foto: U. Tomar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here