Foi inaugurada na manhã deste sábado, 28 de maio, o percurso expositivo “Tomar Metropolitano”, uma organização da Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Tomar e da autoria de Filipe Confraria. Trata-se de uma mostra de trabalhos artísticos de antigos alunos do Liceu, em 22 “estações” ou pontos da cidade. Luísa Patrício, presidente da Assembleia Geral da AAA da ESSMO, agradeceu a participação de todos os envolvidos. “Desta vez resolvemos, por proposta do Rafael Vieira e do Filipe Confraria, resolvemos fazer um percurso expositivo, ou seja, fazer uma viagem pelas diferentes artes e que é o Tomar Metropolitano”, enunciou. As “linhas” vão ter cores como o metropolitano e cada uma corresponde a uma criação artística.
Filipe Confraria referiu que “a matéria prima desta obra tinha de ser, forçosamente, as pessoas de Tomar que estão a trabalhar em artes e na cultura e que são um exemplo que podemos dar aos alunos que estão a estudar artes nesta escola, ou que ambicionam e pensam um dia trabalhar nesta área mas que ovem que é difícil”, disse. “Quisemos criar aqui uma rede de metro que nos dá esta ligação a pessoas e que Tomar tem o tamanho que nós quisermos”, disse.
A vereadora da Cultura, Filipa Fernandes, disse, sobre este percurso expositivo, que as exposições “não têm que ser dentro de quatro paredes” sendo esta iniciativa um bom exemplo disso e que a Associação dos Antigos Alunos tem conseguido sempre “sair fora da caixa”.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal