Tal como na época passada, o Sp. Tomar/IPT caiu nos quartos de final do play-off do principal campeonato nacional. Depois da derrota na quarta feira, no Dragão Arena, por expressivo 7-0, a equipa leonina voltou a perder, agora em casa, diante do FC Porto (líder da primeira fase do campeonato), por tangencial 2-3.
A entrada ambiciosa dos leões de Tomar não se traduziu em golos… e, depois de um livre direto (cartão azul a Pedro Martins) desperdiçado por Carlo Di Benedetto (defesa de Francisco Veludo), a equipa azul e branca aproveitou a superioridade numérica e, volvido um minuto (7’), colocou-se em vantagem no marcador: defesa do guarda-redes leonino a remate de Ezequiel Mena da direita e, na recarga, Di Benedetto abriu o marcador.
O internacional francês reforçou a diferença (0-2) volvidos três minutos, numa finalização na área, após passe de Gonçalo Alves, da esquerda.
E o terceiro surgiu logo no minuto imediato (11’), pelo próprio Gonçalo Alves, isolado diante de Veludo.
Este avanço de três golos, obtido no espaço de menos de quatro minutos, acabou por ser decisivo para o triunfo do FC Porto (que tinha perdido pontos nas três últimas deslocações à cidade templária; 2-2, esta época, na fase regular do campeonato).
Os leões de Tomar foram em busca de golos, conseguindo em alguns períodos subjugar o adversário… Mas era preciso ultrapassar um último obstáculo, o internacional espanhol Xavier Malián, que foi negando o golo com algumas excelentes intervenções!
Contudo, já no minuto 18, Tomás Moreira beneficiou de um ressalto (quando regressava de uma ação ofensiva) e rematou em rotação, da zona frontal, sem hipóteses para Malián: 1-3.
No segundo tempo, com vantagem relativamente tranquila no marcador, os dragões procuraram assumir mais posse de bola, diante de uma equipa tomarense melhor nas ações defensivas e mais disponível para rápidas transições… E, no minuto 43, depois de uma recuperação de bola, Lucas Honório avançou pela esquerda e serviu Guilherme Silva, que, na direita, sem marcação, reduziu para a diferença mínima: 2-3.
Abria-se, portanto, uma janela de oportunidade para o Sp. Tomar/IPT, quando ainda faltavam sete minutos e meio para o final… Contudo, apesar de ter criado algumas boas situação de ataque, a equipa leonina não conseguiu chegar, no mínimo, ao terceiro golo e, assim, forçar o prolongamento!
Realce, no final, para a emotiva despedida de Caio (Ricardo Oliveira), que, aos 40 anos, encerrou aqui a sua titulada carreira desportiva.
Francisco Veludo e Rúben Sousa também disputaram o último jogo com a camisola do clube tomarense, pois já acertaram transferências para o H. Bassano (de Itália) e Juv. Viana, respetivamente.
Outros resultados desta jornada 2 dos quartos de final: Valongo-Benfica, 5-2; H. Braga-Sporting, 3-4; Ó. Barcelos-Oliveirense, 3-2 (após prolongamento).
Benfica-Valongo na próxima quarta feira, 25, para desempatar.
Meias-finais (à melhor de cinco jogos): FC Porto-Ó. Barcelos; Sporting-Benfica/Valongo.