“Poemas da Liberdade”, assim se designa o concerto que um grupo de alunos de várias turmas do Agrupamento de Escolas Templários (AET), vão levar ao Cine-Teatro Paraíso em Tomar na sexta feira, 3 de junho, pelas 21h30. O espetáculo insere-se no Projeto “Essência/Ser Humanidade”, que está a ser organizado conjuntamente pela Câmara, Junta Urbana e AET, e conta com a participação especial de Ensemble e Coro ANIM Afeganistão, estando a decorrer um cross funding para apoiar o projecto ANIM – AfghnistanNational Institute of Music, que foi expulso do Afeganistão, através de um link na página do agrupamento através deste link https://ppl.pt/causas/aetemplarios. O concerto tem uma vertente solidária, sendo que a entrada para o mesmo custa 5 euros. O cartaz foi feito pelo aluno Rodriw.
O Jornal “Cidade de Tomar” assistiu na tarde de terça-feira, 17 de maio, ao ensaio, no anfiteatro da Canto Firme, de uma das cenas musicadas do “Diário de Zlata” e falou com Tiago Mourato e Emília Matos, dois dos alunos que integram o painel de artistas. “Vai ser um espetáculo com várias turmas da escola Jácome Ratton, dos cursos de Música, Teatro e Artes visuais. Estamos em ensaios desde março, mas é um planeamento que já de dezembro”, referiu Emília Matos.
O projeto surgiu de uma proposta da professora de português, a professora Ana Catarina Santos, no sentido de musicarem poemas que tivessem como tema a liberdade, e atualmente envolve muitos outros professores e técnicos do Agrupamento, de diversas áreas científicas e artísticas. “Começámos a escolher os poemas por iniciativa dos alunos e a partir daí começamos a ter ideias de juntar os alunos de teatro, de artes visuais e o projeto foi crescendo até às dimensões que temos hoje”, descreveu Tiago, que é aluno de música.