Regimento de Infantaria N.º 15 assinalou 216.º aniversário com exposição sobre “Os Novos Templários ao Serviço da Paz”

0
2852

O Regimento de Infantaria N.º 15 (RI15), em Tomar, assinalou, no passado dia 19 de maio, o 216.º aniversário, relembrando a data da sua criação por Decreto de 19 de maio de 1806, pelo qual, o 2.º Regimento de Olivença passou então a designar-se RI15. 

O RI15 esteve sedeado, desde a sua criação, em várias cidades de Norte a Sul do país, mas cimenta a sua ligação a Tomar quando, por Decreto de 24 de dezembro de 1901, se fixa nesta cidade, situação que se manteve até aos dias de hoje.

As comemorações, presididas pelo Comandante da Brigada de Reação Rápida (BrigRR), Brigadeiro-General Ferreira Duarte, contaram com a presença de várias entidades militares e civis.

O programa comemorativo teve início com as Cerimónias do Hastear da Bandeira Nacional e de Homenagem aos Militares Mortos em Combate.

Seguiu-se, pelo Comandante do RI15, Coronel Paraquedista José das Neves, acompanhado por antigos militares das Forças Nacionais Destacadas da Stabilization Force da Bósnia-Herzegovina, 2001 (Visoko) e 2003 (Doboj), o descerramento das placas ​das respetivas Forças no “Muro da Memória”, monumento que tem por objetivo homenagear os seus combatentes desde as Guerras Peninsulares, representando este ato o imortalizar dos combatentes “templários” que ao longo da história souberam, de maneira simples mas profunda e duradoura, defender e elevar valores patrióticos que lhes permitiu granjear a admiração das gerações supervenientes.

​O Comandante da BrigRR, na sua alocução, parabenizou o RI15 pelo seu aniversário, evocando todos os militares e civis que contribuíram e contribuem para a honra e glória desta Unidade desde 1762, exortando “todos os militares e civis do Regimento, bem como de todas as unidades da Brigada, a continuar a pautar a vossa conduta por uma atitude positiva face à adversidade, tal como o têm feito até aqui”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here