Desilusão! A equipa de Carvalhos de Figueiredo voltou a sair derrotada na final da Taça de Futsal, desta vez diante do São Vicentense, por 1-3, no passado sábado, na Nave Municipal de Santarém.
Recorde-se que, na mesma zona desportiva da capital do distrito (no pavilhão ao lado), no dia 12 de maio de 2018, o clube tomarense perdeu a final desta competição frente ao CAD Coruche, por 3-5.
Os tomarenses até começaram bem este embate entre segundo e terceiro classificados (separados por apenas dois pontos, mas muito longe do campeão Patos) do campeonato distrital. Logo no primeiro minuto, após lance pela esquerda, João ‘Pato’ Venâncio finalizou isolado… para defesa do guardião Luís Boazinha.
Mas a equipa de Carvalhos de Figueiredo abriu mesmo o marcador, já no minuto 6: João ‘China’ Domingos, num lance rápido, rematou da zona frontal… Tomás Veríssimo desviou a bola já com o guarda-redes fora da baliza! No consequente canto, na direita, Domingos colocou a bola na zona frontal… e Venâncio atirou forte, por cima do guarda-redes, acendendo ainda mais a festa na bancada do recinto escalabitano.
Na tentativa de reação, o São Vicentense foi ameaçando a baliza de Cláudio Cobra… E deu a volta ao marcador ainda na primeira parte: no minuto 16, o capitão Pedro Cruz trocou a bola com Rafael Pereira e finalizou da direita, sem hipóteses para o guardião tomarense.
A reviravolta aconteceu à entrada do último minuto do primeiro tempo: Cláudio Cobra, numa saída para o ataque, entregou a bola a um adversário… e, num ataque rápido (apanhando a defesa tomarense mal posicionada), Nuno Gomes, na direita, serviu Tomás Veríssimo, que, na área, desviou a bola para o fundo da baliza: 1-2.
No segundo tempo, apesar da vontade e de ter mais posse de bola em zona ofensiva, a equipa de João Venâncio não conseguiu criar muitas oportunidades… E, em mais um erro na saída para o ataque, acabou por sofrer o terceiro golo, a pouco mais de seis minutos do final. Mau passe do guardião Ivo Silva… e mais um contra-ataque, finalizado por Rafael Pereira, após passe, da esquerda, de Tomás Veríssimo!
Com grande ambiente no pavilhão – bancada e galerias cheias com adeptos dos dois clubes -, a festa foi feita em tons de vermelho e branco.
Realce para as presenças de Anabela Freitas e Filipa Fernandes, presidente e vereadora da Câmara de Tomar, respetivamente, num embate com arbitragem feminina (de bom nível), de Cláudia Rosa e Sandra Lopes.
Jorge Ramos
Foto: AF Santarém