fbpx
17.5 C
Tomar

Propriedade de terreno gera polémica entre Câmara e CIRE

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...
Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

O vice presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, que substituiu a presidente por esta se encontrar fora do país, apresentou, na reunião do executivo, na segunda feira, uma nota pública “desagradável”, como referiu, sobre o Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE).

Segundo o vereador, a câmara foi confrontada por pessoas afetas ao CIRE, com a informação de que, nos últimos meses, terá sido interposto por parte do CIRE um processo de usucapião sobre o terreno onde está localizado o antigo edifício da instituição, na rua D. Maria II.

De acordo com Hugo Cristóvão, este é “um processo de má fé por todas as razões, até pelas declarações recentes da presidente da instituição e, por isso, ninguém consegue compreender o que se terá passado”. Disse ainda que, perante esta situação, a câmara vai defender o interesse público, estando a estudar medidas a tomar, sendo que a primeira delas foi interromper as obras que estavam a decorrer no edifício, obras a cargo da câmara.

Recorde-se que a Câmara de Tomar concedeu um apoio de mais de 35 mil euros para realizar obras de requalificação nas antigas instalações do CIRE, encerradas o ano passado, pela Proteção Civil, por falta de segurança. Com estas obras, agora suspensas, os utentes que frequentam a valência de Apoio Socio Educativo do CIRE poderiam voltar para as antigas instalações.

Perante esta declaração do vice presidente e vendo-se confrontada por diversos pedidos de esclarecimento por parte dos órgãos de comunicação social, a direção do CIRE promoveu uma conferência de imprensa, na terça feira, onde esclareceu a situação.

Segundo Célia Bonet, presidente do CIRE, os elementos da direção ficaram surpreendidos com as declarações do vereador, pois, segundo a mesma, “temos tido contato regular com o vereador acerca das obras que estão a decorrer no edifício. E se o mesmo tivesse alguma dúvida, tem o nosso contato”.

Célia Bonet recordou que o edifício da sede do CIRE foi encerrado por falta de condições, tendo a direção solicitado apoio à câmara para as obras, o que, na data, foi recusado. Segundo a mesma, na reunião de câmara de 20 de outubro de 2021, o vereador disse mesmo que não sabia se o terreno era da câmara, pelo que não se via na obrigação de proceder às obras.

Entretanto a câmara decidiu apoiar as obras e a direção do CIRE decidiu avançar com ações para perceber a quem, de facto, pertencia o terreno, tendo consultado a Conservatória e as Finanças, onde não existia qualquer registo, portanto, “nunca poderia ter pertencido à câmara, pois não existem documentos”, referiu Célia Bonet.

Mais adiante, surgiu mesmo a necessidade de legalizar o espaço para poder concorrer ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tendo sido feitas pesquisas a atas e documentos da câmara e não se encontraram quaisquer registos. Foram consultados os sócios fundadores do CIRE, assim como os antigos funcionários e as pessoas que trabalham há mais tempo na Conservatória e nas Finanças e a conclusão a que se chegou, segundo Célia Bonet, foi que “os donos dos terrenos cederam a parte de trás do terreno para a Escola Santa Maria do Olival, em troca do loteamento da parte da frente virado para a rua D. Maria II, tendo doado a última parcela ao CIRE, segundo a informação das pessoas mais antigas no CIRE, ou seja, o terreno foi cedido à instituição”.(…)

Uma notícia para ler na íntegra na edição impressa de 20 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -