“Corridas no Terreno” todos os sábados de manhã na Mata dos Sete Montes

0
2192

Quer correr ou caminhar na Mata dos Sete Montes todos os sábados de manhã acompanhado? Só como exercício ou mesmo como treino?

A partir de 21 de maio, sábado, poderá fazê-lo participando na atividade denominada “Corridas no Terreno”, corridas que poderão ser caminhadas, cada um decide.

Esta é uma atividade gratuita, semanal, todos os sábados, às 9h00 na Mata dos Sete Montes desde que não se realizem outros eventos. Nesse caso, a organização tem já um percurso alternativo.

Segundo António Martins, da organização, este tipo de atividade – corridas de terreno – teve início na Inglaterra, com apenas seis pessoas, agora são milhões a praticá-la, quer na Inglaterra, quer em todo o mundo.

Há cerca de dois anos, António Martins, que viveu 40 anos em Inglaterra, trouxe esta ideia para Abrantes, onde funciona todos os sábados no parque de S. Lourenço, participando entre 15 a 20 pessoas. Agora a ideia é expandir e, para isso, com a ajuda do tomarense Paulo Reis e de Chris Davison, inglês que reside em Tomar, esta atividade vai ter início na nossa cidade.

Estes eventos de sábado de manhã têm um percurso de cinco quilómetros, no caso de Tomar, são duas voltas ao percurso (2,5 km cada). Ao fim de dez corridas, os participantes recebem uma t-shirt que, no caso de Abrantes, é oferecida por um patrocinador.

Todos são livres de escolher correr ou caminhar, os tempos podem ser contados como um incentivo de progredir, pois, segundo António Martins, há pessoas que começaram por lazer e depressa passaram a fazer da corrida uma competição.

À chegada, de preferência um pouco antes das 9h00, é feito um registo com o nome e idade, até para saber quantos vezes correram para receber a t-shirt.

António Martins nasceu em Pombal, viveu 40 anos em Inglaterra, onde sempre correu em competição, e atualmente reside em Martinchel porque, afirma o próprio: “Fiquei encantado pela Barragem”.

O percurso

Já o tomarense Paulo Reis, que tem ajudado na parte das burocracias, diz que vai ser a sua primeira caminhada e vai aproveitar até para conhecer o baloiço panorâmico da Mata. Diz que é uma excelente iniciativa, até porque para os que receiam fazer caminhadas na Mata sozinhos, esta será uma excelente oportunidade para o fazerem de forma acompanhada.

Chris Davison, que começou a participar em Abrantes e que será o promotor desta atividade em Tomar, convida todos os tomarenses a participarem e também a comunidade inglesa aqui residente.

Até porque, no fim da corrida/caminhada, há sempre um convívio num café por perto onde os participantes conversam e fazem-se amizades.

Esta atividade pretende, assim, ser uma experiência positiva, acolhedora e inclusiva onde não há limite de tempo e ninguém termina em último. Todos são bem-vindos, quer caminhem, corram, sejam voluntários ou assistam.

Como fazer para participar?

Apareçam dia 21 de maio, às 9h00, na Mata dos Sete Montes.

Ana Isabel Felício/Elsa Lourenço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here