Inicio REGIÃO Município da Chamusca inaugura exposição fotográfica “Tenho em mim todas as mulheres...

Município da Chamusca inaugura exposição fotográfica “Tenho em mim todas as mulheres do mundo” de Inês Valador

0

No âmbito do Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho, promovido pela Câmara da Chamusca, Inês Valador, Conselheira Municipal para a Igualdade e estudante do Mestrado de Estudos sobre as Mulheres, criou uma exposição fotográfica, que pretende alertar e sensibilizar a comunidade do concelho da Chamusca, e particularmente a camada mais jovem para a problemática da igualdade de género.

A mostra “Tenho em mim todas as mulheres do mundo” será inaugurada no dia 6 de maio (18h30) e estará patente na Galeria Municipal da Chamusca até ao dia 20.

Esta exposição fotográfica é uma recriação (com crianças e jovens mulheres) de fotografias icónicas de feministas, e de mulheres que de alguma forma se destacam na luta pela igualdade de género, em maior ou menor escala, nas mais diversas áreas e surge no âmbito do projeto “Coração + Igual”, apresentado por Inês Valador, na primeira edição do Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho.

Na mostra são retratadas oito mulheres portuguesas, entre elas Maria de Lurdes Pintassilgo, Capicua, As Três Marias, Carolina Beatriz Ângelo, e Telma Monteiro, e cinco mulheres de outras nacionalidades, entre as quais Frida Kahlo, Malala Yousafzai, Greta Thunberg, Virginia Woolf, e Simone de Bouvoir.

As recriações são realizadas por raparigas, entre os 9 e os 16 anos de idade, que representam essencialmente a importância da representatividade feminina existente nos mais diversos meios. Para Inês Valador “o que se pretende transmitir com esta exposição fotográfica, é a ideia de que os passos dados por cada uma destas mulheres, habitam na maior liberdade agora vivida por estas raparigas, e que, fornecidas as armas corretas, todas as jovens têm também potencial para serem, e fazerem, aquilo com que sonham”.

Inês Valador é natural de São Miguel (Açores), tem 25 anos de idade e vive atualmente na freguesia da Carregueira, no Concelho da Chamusca. O interesse pelas temáticas da igualdade de género, violência no namoro e estereótipos de género, surgiu durante a sua adolescência. Em 2011 já integrava o Movimento GRAAL, participando de forma ativa nos projetos até aos dias de hoje. Licenciada em Animação Turística e recém Mestre em Estudos Sobre as Mulheres – As Mulheres na Sociedade e na Cultura, pela Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, frequenta atualmente o Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho, onde tem vindo a desenvolver o seu projeto “Coração + Igual”.

O Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho é promovido pela Câmara da Chamusca e tem como objetivo contribuir para a formação humana, cívica e académica dos jovens, residentes no Concelho da Chamusca, que se encontrem em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego. 

Este programa, com a duração de um ano, destina-se a todos os jovens licenciados, mestres ou doutorados (níveis 6 a 8), assim como a jovens provenientes de cursos técnicos profissionais (nível 5), que são desafiados a apresentar, a desenvolver e a implementar um projeto inovador e pertinente para o concelho da Chamusca.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version