A CPCJ de Tomar assinala todos os anos o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e, neste sentido, irá realizar, em colaboração com o município, no dia 30 de abril, pelas 10h00, a Caminhada dos Afetos. O ponto de encontro será em frente à Mata dos Sete Montes e o percurso terá cerca de 3 km, passando pelo interior das Mata e terminando em frente aos Paços do Concelho.
Será uma oportunidade para sensibilizar para a responsabilidade que todos temos, enquanto cidadãos, de estar atentos a este fenómeno e sinalizar o mesmo para as autoridades competentes.
A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita através da página de Facebook da CPCJ, do telefone 249329884 ou pelo mail cpcjtomar@cm-tomar.pt.
A campanha do Laço Azul surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos e acontece, no mês de abril, um pouco por todo o mundo, pretendendo promover a proteção das crianças contra os maus tratos na infância.
Bonnie Finney, uma mulher do estado da Virgínia, perdeu os dois netos, vítimas de violência por parte da mãe. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia. O azul simbolizava a cor das nódoas negras e servia para chamar a atenção da comunidade para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.