Na quinta feira, dia 17 de março, o Município de Ourém aliou-se à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) com o intuito de promover o evento Via-Sacra ao Vivo e a ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, além de que decorreu a assinatura do protocolo com a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal no decurso da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
“A Via-Sacra ao Vivo, reconhecida como umas das melhores recriações históricas do país, vem confirmar que o Médio Tejo, nomeadamente a cidade de Ourém possui uma boa programação de Páscoa”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque. Após dois anos de interregno, a Via-Sacra ao Vivo regressa já no próximo dia 15 de abril, sexta-feira Santa, na Vila Medieval de Ourém.
No que diz respeito ao Festival ART&TUR terá a sua 15.ª edição em Ourém, de 25 a 28 de outubro. Trata-se de um festival que promove e distingue as melhores produções audiovisuais de turismo a nível mundial, incluindo vídeos e campanhas promocionais, documentários e reportagens de televisão. Nesta edição, algumas das atividades do festival terão uma abrangência regional: mercê da brilhante colaboração entre a autarquia de Ourém e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. O Edil considera que “o Festival ART&TUR é um evento que promove o nosso Concelho, demonstrando que possuímos bons acessos e boas infraestruturas para receber eventos, como este, de grande dimensão”.
Como previsto realizou-se a assinatura do protocolo com a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, com vista à realização do 33º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo na Cidade de Fátima. Este evento, considerado o maior congresso nacional do setor, irá decorrer em Fátima entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 e será o local de debate e partilha de experiências sobre o Turismo e a Hotelaria, contando para isso com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.
Posteriormente, a Escola de Hotelaria de Fátima deu a degustar o pastel “Carmelito” e vinho medieval. O pastel foi criado pelos alunos e o formador Chef José Abelho, inspirado no estudo da Rota Carmelita – uma rota turística e unidirecional entre Coimbra e Fátima, o “Carmelito” pretende dar valor acrescentado e turístico a esta Rota.
A participação do Município de Ourém na BTL visa promover o património e divulgar os produtos turísticos do concelho.