fbpx
17.3 C
Tomar

Leões de Tomar permitiram o empate ao Trissino… depois de uma formidável reviravolta!

Relacionadas

Um empate que… sabe a pouco! Depois de uma excelente recuperação no marcador (de 0-2 para 3-2), o Sp. Tomar/IPT acabou por sofrer um golo na reta final do embate com o Hockey Trissino e, assim, ao somar apenas um ponto nesta terceira jornada, perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Grupo A da Liga Europeia.

Vinda de uma exibição descolorida em Valongo (na quarta feira, , que valeu… a quarta derrota no campeonato (por claro 5-1), a equipa leonina tinha pela frente um grande desafio… diante de adversário que só sabia ganhar, nos 14 jogos já realizados esta época – 12 na fase regular da Série A1 (lidera, portanto, destacado o campeonato italiano) e dois na Liga Europeia!

Contudo, a fase inicial deste encontro (disputado no Pavilhão Jácome Ratton porque o Municipal ‘Cidade de Tomar’ estava reservado para as Eleições Legislativas) não correu de feição aos pupilos de Nuno Lopes.

A equipa italiana colocou-se em vantagem logo no minuto 4, por Giulio Cocco (ex-FC Porto), num remate frontal (a bola bateu na caneleira de Francisco Veludo… e acabou dentro da baliza!).

Os leões de Tomar tentavam reagir ao golpe, mas tinham pela frente um inspirado guarda-redes Stefano Zampoli…

E, já no minuto 12, Andrea Malagoli recebeu um passe da esquerda e, entrando em velocidade pelo flanco direito, atirou cruzado… ao ângulo superior direito da baliza de Veludo: 0-2.

A situação do Sp. Tomar/IPT complicava-se… e, num fase de maior perigo do adversário, podia ter ficado pior quando o Trissino, volvidos quatro minutos (16’), dispôs de uma grande penalidade, por falta (empurrão…) de Tomás Moreira sobre Alessandro Faccin: o suplente Roger Bars avançou para a cobrança… e permitiu a defesa a Veludo!

Com mais algumas excelentes intervenções, Zampoli manteve a sua baliza inviolada… até ao minuto 9 da segunda parte: Filipe Almeida, num remate frontal, bateu finalmente o guardião italiano, reduzindo para a diferença mínima (1-2).

Tomás Moreira, logo no minuto seguinte, não conseguiu restabelecer o empate, na cobrança de um livre direto: o número 7 leonino permitiu a defesa a Zampoli… e, na insistência, servido por Guilherme Silva, atirou da direita… à trave!

A superioridade tomarense era agora evidente e a igualdade no marcador adivinhava-se… E aconteceu à entrada do minuto 40: Rúben Sousa, na cobrança de uma grande penalidade (falta sobre Guilherme Silva…), atirou forte… Zampoli devolveu a bola e o número 66, com uma finta perfeita, tirou o guarda-redes da frente e igualou o marcador (2-2).

Estava tudo em aberto, quando ainda faltavam 10 minutos para o último apito… Mas a ambição leonina, apesar de alguns sustos, acabou por dar frutos a pouco mais de quatro minutos do final: Filipe Almeida atirou da direita… e Guilherme Silva, na área, teve o discernimento para colocar a bola por debaixo de Zampoli, consumando a reviravolta no marcador: 3-2. O mais difícil parecia estar feito…

No entanto, volvidos apenas cerca de 20 segundos, o Trissino aproveitou uma falha de marcação da equipa tomarense e restabeleceu o empate, a três golos: Alessandro Faccin, sozinho na área, recebeu um passe de trás da baliza (com vários jogadores na luta pela bola…) e finalizou rasteiro, para a direita de Veludo.

Os minutos finais foram de grande emoção… junto das duas balizas, mas não houve a necessária eficácia para alterar o marcador.

Este ponto, apesar de saber a pouco, mantém o Sp. Tomar/IPT no segundo lugar do Grupo A, com cinco pontos. Ou seja, tem mais um ponto que o Amatori Lodi e menos dois que o líder Trissino.

Na segunda volta, os leões terão dois jogos fora – Trissino, a 12 de fevereiro, e La Vendéenne, a 9 de abril – e um em casa – Amatori Lodi, a 26 de março. Outro resultado desta jornada 3: Amatori Lodi-La Vendéenne, 4-1.

Voltar ao campeonato…

O encontro da equipa tomarense em Paço de Arcos, para a jornada 16 do campeonato, está agendado para a próxima quarta feira, 2 de fevereiro (21h00).

No domingo, dia 6, pelas 15h00, realiza-se o embate entre o Sp. Tomar/IPT e o Sporting, para a jornada 17.

Recorde-se que a deslocação dos leões de Tomar ao recinto do CENAP (de Póvoa do Paço, Cacia, Aveiro), para os 16 avos de final da Taça de Portugal, prevista para o passado dia 23, foi adiada para 19 de fevereiro (17h00). Motivo: surto de Covid-19 na equipa aveirense.

Entretanto, no passado dia 26, foi realizado o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal (jogos a 19 de fevereiro): o Sp. Tomar/IPT, caso ultrapasse o CENAP, irá receber a Oliveirense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias