Com uma exibição consistente, suficientemente eficaz e até com elevada nota artística, o Ó. Barcelos bateu o FC Porto por 6-3 e conquistou a quinta edição da Elite Cup de hóquei em patins (prova agora oficial, sob a égide da Federação Portuguesa de Patinagem).
A equipa de Rui Neto dominou a final (com o recinto quase cheio, apesar de limitado a 50% da capacidade) desta competição, realizada em Tomar, que juntou os oito clubes mais bem classificados na fase regular da 1.ª Divisão na época passada.
Álvaro Morais cedo (2’) deu vantagem à equipa de Barcelos, para gáudio dos cerca de 100 adeptos que viajaram até ao Ribatejo. Foi o primeiro golo sofrido pelo FC Porto nesta edição da Elite Cup!
Mas os dragões responderam já no minuto 18’, por Reinaldo García, numa bela finalização sem hipóteses para o guardião Constantino ‘Conti’ Acevedo.
Os adeptos barcelenses voltaram a festejar antes do intervalo (22’), após remate fortíssimo, da esquerda, de João ‘Joca’ Guimarães.
Danilo Rampulla, numa arrancada pela direita, aumentou para 3-1. Estavam decorridos apenas 18 segundos da segunda parte.
O guarda-redes argentino ‘Conti’ Acevedo esteve a grande nível nesta final, mas o seu compatriota Darío Giménez também mostrou todo o seu virtuosismo técnico: num livre direto, no minuto 36, enganou Xavier ‘Xavi’ Malián, reforçando o avanço barcelense (4-1).
Carlo Di Benedetto, em igual situação (46’), reduziu para 4-2… e deu esperança aos dragões.
Contudo, a menos de quatro minutos do final, Gonçalo Alves viu um cartão azul: na cobrança do livre direto, Giménez levantou a bola… e assinou mais um golo fantástico!
As bolas paradas eram, indiscutivelmente, um dos pontos fortes do Ó. Barcelos. No minuto seguinte, no livre a castigar a 15.ª falta do FC Porto, Álvaro Morais elevou para 6-2. Estava encontrado o vencedor do troféu…
O resultado (6-3) ficou definido a 45 segundos do final, com mais um golo do francês Di Benedetto.
Sob o comando de Rui Neto, a equipa de Barcelos conquistou pela primeira vez esta competição que foi lançada pela Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP) em 2016: as duas primeiras edições realizaram-se em Coimbra, com triunfos de Sporting (2016) e Benfica (2017); as duas edições seguintes foram em Portimão, onde os leões somaram o seu segundo triunfo (2018) e o FC Porto ergueu pela primeira vez o troféu (2019).
Resultados da Elite Cup 2021:
10 set – 1/4 Final
Sporting 1-3 Oliveirense
FC Porto 5-0 Valongo
Ó. Barcelos 4-2 Sp. Tomar/IPT
Benfica 3-3 (0-2 gp) Juv. Viana
11 set – 1/2 Finais
Oliveirense 5-7 Ó. Barcelos
FC Porto 6-0 Juv. Viana
11 set – 5.º ao 8.º lugares
Sporting 6-4 Sp. Tomar/IPT
Valongo 0-2 Benfica
12 set – 7.º/8.º lugares
Sp. Tomar/IPT 1-2 Valongo
12 set – 5.º/6.º lugares
Sporting 5-3 Benfica
12 set – 3.º/4.º lugares
Oliveirense 2-2 (2-3 gp) Juv. Viana
12 set – Final
Ó. Barcelos 6-3 FC Porto
Classificação final
1 – Ó. Barcelos
2 – FC Porto
3 – Juv. Viana
4 – Oliveirense
5 – Sporting
6 – Benfica
7 – Valongo
8 – Sp. Tomar/IPT