Jornal Cidade de Tomar

Covid-19: concelho de Tomar com elevado número de infeções

O balanço semanal, efetuado na reunião do Posto de Comando Municipal, que decorreu, na segunda feira, dia 18 de janeiro, no quartel dos bombeiros, revela que a situação epidemiológica no concelho de Tomar se mantém preocupante dado o elevado aumento de novos casos de infeção detetados tanto na comunidade em geral como em lares e ainda noutras instituições/entidades, nomeadamente em ambiente escolar.

A carência de recursos é evidente em várias instituições. A consequente ausência por isolamento profilático, quarentena ou necessidade de acompanhamento familiar dificulta a manutenção dos serviços em geral, mas sobretudo nas comunidades escolares e hospitalares.

O Município de Tomar assumiu a responsabilidade de encerrar a Escola Raul Lopes, devido ao número de infeções detetadas e consequente ausência de assistentes operacionais. Esta realidade não permitiria assegurar a qualidade e a segurança mínima para a presença dos alunos na escola.

Também no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) é sentida a falta de recursos humanos que gera dificuldades acrescidas no funcionamento dos serviços. Ainda assim, o esforço em dar resposta às necessidades prementes leva a que aumentem as vagas nos cuidados intensivos.

Por terem sido detetados recentemente dois casos de infeção, foram realizados testes aos elementos do Corpo de Bombeiros não tendo sido identificado mais nenhum caso positivo. Assim, a corporação mantém, entre outros apoios, as intervenções preventivas no combate à pandemia através de ações de descontaminação de espaços, tanto públicos como privados.

Ainda, por iniciativa da presidente da Câmara de Tomar, como medida de prevenção, todos os cidadãos envolvidos no serviço a prestar no âmbito das eleições presidenciais, que decorrerão no próximo domingo, irão ser testados à Covid-19.

A semana entre 11 e 17 janeiro conta com um registo de 366 novos casos positivos à Covid-19, mais 153 que na semana anterior, tendo atingido o pico no passado dia 15 com 109 infeções registadas só nesse dia. Ainda, de acordo com os dados enviados pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, no concelho de Tomar, regista-se um total de 1337 casos positivos à Covid-19. Recuperam da infeção 747 pessoas e encontram-se 175 indivíduos em vigilância ativa.

Exit mobile version