Inicio DESPORTO Leões venceram H. Braga… e subiram a um magnífico quinto lugar na...

Leões venceram H. Braga… e subiram a um magnífico quinto lugar na tabela classificativa!

0

No regresso a casa (embora sem público, naturalmente), a contar para a jornada 8 da principal divisão nacional, o Sp. Tomar/IPT repetiu o resultado alcançado em Turquel a meio da semana, ao bater o H. Braga por 4-2. A equipa leonina, a transbordar de confiança, dominou a quase totalidade do 50 minutos, passando apenas por um ligeiro aperto mesmo na reta final.

Alexandre ‘Xanoca’ Marques abriu o marcador logo no minuto 4, num remate cruzado e rasteiro da direita (a bola terá ainda batido num adversário ou no setique de Ivo Silva).

O domínio era claramente tomarense, embora sem a necessária eficácia, frente a um H. Braga muito faltoso (nove faltas nos primeiros 11 minutos) e pouco incisivo no ataque à baliza de Francisco Veludo.

Rúben Sousa, já no minuto 16, reforçou a vantagem leonina, numa grande penalidade a castigar falta sobre Xanoca. Hernâni Diniz, também num lance de bola parada (livre direto, pela décima falta do H. Braga), já a menos de dois minutos do intervalo, permitiu a defesa a Leonardo Pais.

Em igual situação (décima falta do Sp. Tomar/IPT), logo no minuto 5 da segunda parte, Ângelo Fernandes atirou fortíssimo… à máscara de Francisco Veludo (saiu combalido deste episódio e, durante alguns minutos, teve de ser substituído pelo jovem António Marante).

Já com Veludo de novo em pista, a equipa leonina chegou ao 3-0, no minuto 32, num contra-ataque finalizado, da direita, por Xanoca (a bola bateu no guarda-redes e entrou devagar na baliza).

Os leões tentavam manter a bola o mais possível na sua posse, de forma a refrearem a reação do adversário… que, no entanto, acabou por reduzir para 3-1, no minuto 42, num ataque, em superioridade, concluído por Ângelo Fernandes. A resposta surgiu volvido apenas um minuto e meio, por Rúben Sousa, na cobrança do livre direto resultante da 15.ª falta do H. Braga.

Miguel Moura, na insistência depois de um livre direto (cartão azul a Filipe Almeida), repôs a diferença de dois golos (4-2).

Faltavam cerca de dois minutos e meio para o final e a equipa bracarense reforçava o ataque à baliza de Francisco Veludo. Mas o guarda-redes leonino esteve, mais uma vez, à altura do desafio: negou o golo a Miguel Moura, já no penúltimo minuto, na cobrança de um livre direto (15.ª falta do Sp. Tomar/IPT). E manteve a sua baliza a salvo durante o último minuto… com a equipa leonina reduzida em campo, pois Rúben Sousa saiu devido ao cartão azul mostrado ao treinador Nuno Lopes (por bater na tabela).

Ivo Silva, no último segundo, permitiu a defesa a Leonardo Pais, em novo livre direto (20.ª falta do H. Braga).

Com esta vitória, e beneficiando dos desaires de Oliveirense e FC Porto, o Sp. Tomar/IPT ascendeu a um surpreendente, mas meritório, quinto lugar na tabela classificativa, somando 13 pontos.

Outros resultados desta oitava jornada: Juv. Viana-Valongo, 1-5; Sporting-FC Porto, 4-2; Riba D’Ave-Ó. Barcelos, 3-4; Sanjoanense-Turquel, 3-1; Tigres Almeirim-Famalicense, 4-1; Oliveirense-Benfica, 3-5.

Na próxima quarta feira (21h00), para a jornada 6 (em atraso), o Sp. Tomar/IPT recebe o Famalicense. No sábado, 14, desloca-se a Barcelos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version