Inicio ATUALIDADE Esfera retirada do Pelourinho para limpeza e restauro

Esfera retirada do Pelourinho para limpeza e restauro

0

Face a alguns cidadãos terem reparado que a esfera do Pelourinho de Tomar foi retirada do local, a câmara informa que: “A retirada e tratamento da esfera, resulta da recomendação técnica e na sequência do trabalho de limpeza e restauro dos elementos pétreos do Pelourinho, levados a efeito em 2016/2017, e na estratégia de valorização não só do monumento mas também da praça em que se insere, que ficou livre de carros e requalificada. A esfera apresentava vestígios de corrosão, cujas escorrências do óxido de ferro começavam a manchar a pedra do monumento”.

Refira-se que “se trata de um elemento em ferro, relativamente recente (menos de 100 anos), cuja aplicação no Pelourinho, efetuada sem quaisquer cuidados de proteção da pedra, levaram à fissuração da parte superior da pedra. Durante a intervenção foi retirado o espigão de ferro que se encontrava corroído e substituído o sistema de fixação da esfera por um veio em aço inox, a fim de evitar a continuação do fenómeno de corrosão”.

A futura selagem das fissuras da pedra após a reposição da esfera, bem como o trabalho efetuado até aqui, é da responsabilidade técnica de Fernando Costa, docente do Instituto Politécnico de Tomar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version