RSS Facebook  Twitter 
Pesquisar   
Templar Palace

 

Camponeses de Peralva: XII Mostra de Artesanato e Folclore
Redação | 2011-08-30 07:21:46
Elementos do Rancho da Peralva - Paialvo
  • No passado fim-de-semana, o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Peralva”, situado na freguesia de Paialvo, promoveu a XII Mostra de Artesanato e Folclore.
O Cidade de Tomar associou-se ao evento, na tarde do passado domingo, e testemunhou o sucesso da iniciativa, pela presença de diversos ranchos, para além do rancho anfitrião, os ranchos de Santa Maria da Feira, e as Lavadeiras de Asseiceira, diversas barraquinhas de artesanato e muito público na assistência.

O Rancho Folclórico "Os Camponeses" é uma instituição da Peralva, aldeia da freguesia de Paialvo, que fica situada no extremo Sul do concelho de Tomar e está inserida numa zona de transição entre Bairro, Charneca e Lezíria, com influências bem marcadas de ambas as zonas.

Este rancho divulga as raízes culturais, as memórias passadas, os usos e costumes do povo e suas tradições, num trabalho iniciado a 3 de Março de 1981. Os seus trajes são de trabalho, domingueiros, de ir à feira e de "Ver a Deus", fazendo relembrar os moleiros, as lavadeiras, os pastores e os camponeses do final do Século XIX.

O grupo é sócio efectivo da Federação do Folclore Português, desde Janeiro de 1997, e é filiado no INATEL.

Uma reportagem para ver no Jornal Cidade de Tomar de 2 de Setembro.

M. Subtil














Comentários