fbpx
10.8 C
Tomar

Leões de Tomar venceram o campeão italiano e estão a um empate da Final-4 da Liga Europeia

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

A caminho da fase final! Um triunfo claríssimo sobre o Amatori Lodi – detentor dos títulos da Serie A1 (campeonato) e da Taça de Itália -, por 5-2, valeu ao Sp. Tomar/IPT o regresso ao segundo lugar do Grupo A da Liga Europeia de hóquei em patins, agora com nove pontos. A equipa tomarense tem ao seu alcance o apuramento para a Final-4, bastando, para isso, um empate no recinto do La Vendéenne, na última jornada da competição, agendada para 9 de abril.

Com quatro jornadas realizadas, os leões de Tomar ocupavam o terceiro lugar… com menos um e dois pontos que Amatori Lodi e H. Trissino (ambos de Itália), respetivamente. Ou seja, só a vitória interessava… tendo em vista o apuramento para a fase final da mais importante competição europeia de clubes.

E os pupilos de Nuno Lopes (apoiados por um público numeroso e vibrante) começaram cedo a construir a vitória: ganharam avanço no marcador logo no minuto 3, pelo capitão Ivo Silva, em remate frontal, rasteiro, para a direita do argentino Valentín Grimalt

No entanto, apesar da evidente superioridade sobre o adversário italiano, traduzida em algumas excelentes oportunidades (Pedro Martins, em remate na área, acertou no poste esquerdo da baliza), só conseguiram voltar a marcar (2-0) a pouco mais de dois minutos do intervalo, por Lucas Honório, na cobrança de uma grande penalidade (falta de Enric Torner sobre Guilherme Silva).

O início da segunda parte foi penalizador para a equipa tomarense: em menos de seis minutos, permitiu a igualdade ao Amatori Lodi, golos apontados por Alberto Greco (finalização na zona frontal, após passe de Jordi Méndez) e Enric Torner (de grande penalidade, por falta de Caio sobre Méndez).

Mas a equipa de Nuno Lopes não tardou a reagir: depois de Lucas Honório não ter conseguido marcar numa grande penalidade (falta sobre Caio), Tomás Moreira, num livre direto (cartão azul para Greco), no minuto 33, recolocou os leões na frente do marcador (3-2).

Caio (em finalização na área), volvidos dois minutos, e Moreira (no livre direto resultante da décima falta do Amatori Lodi), já no minuto 41, consolidaram o avanço leonino: 5-2.

O guardião Francisco Veludo, logo no minuto imediato, negou o golo a Jordi Méndez na cobrança de um livre direto (décima falta do Sp. Tomar/IPT).

A vantagem dos leões até podia ter sido maior, pois, na reta final, com a equipa italiana já visivelmente descrente, não faltaram oportunidades junto da baliza de Grimalt. O internacional argentino, entre outras intervenções salvadoras, defendeu o remate de Moreira (44’) no último livre direto (cartão azul a Greco) da tarde.

No outro encontro desta jornada 5, o H. Trissino bateu, em casa, o La Vendéenne por tangencial 2-1 e, com 11 pontos, já assegurou o apuramento para a segunda fase.

Valongo (5-2 ao Diessbach) e H. Sarzana (5-3 ao Coutras) asseguraram os dois primeiros lugares no Grupo B e, portanto, também já têm presença garantida na Final-4, marcada para Torres Novas, nos dias 14 e 15 de maio.

O próximo desafio dos leões de Tomar será este sábado, 2 de abril, em casa, frente à Oliveirense, para a jornada 23 do campeonato. A viagem a Braga, da jornada 22, foi entretanto adiada para 27 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -