fbpx
17.5 C
Tomar

U. Tomar ganhou em Amiais de Baixo e termina a primeira volta do campeonato distrital… destacado na liderança!

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

O último teste do U. Tomar neste ano de 2021 estava marcado para a tarde de domingo, 19, no sempre complicado Campo da Azenha, em Amiais de Baixo, a contar para a jornada 15 do campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém. Era também o desafio que encerrava a primeira volta da principal competição distrital de futebol.

Tal como no domingo anterior (goleada de 5-1 ao Abrantes e Benfica), a equipa unionista sofreu um golo cedo, mas depois (e com mais um elemento a partir do minuto 41), apesar das oportunidades falhadas, conseguiu somar mais três pontos… e manter a liderança destacada do campeonato.

Chrystian Pedroso, logo no primeiro minuto, surgiu desmarcado na esquerda e, pouco expedito no remate, acabou por atirar… contra um adversário!

Muito aguerrido nesta fase inicial, o Amiense colocou-se em vantagem no minuto 9: num canto – muito contestado pelo responsáveis do U. Tomar, alegando que, quando o Ivo Cristo agarrou a bola, esta já tinha passado para lá da linha de fundo -, cobrado na direita, Leonardo Lista tirou partido da passividade da defesa unionista e, ao segundo poste, finalizou para o fundo da baliza (1-0).

No minuto imediato, Wemerson Silva desperdiçou excelente oportunidade para repor a igualdade: o avançado roubou a bola ao também brasileiro (defesa central) Gabriel Silva e, isolado na zona frontal, tirou o guarda-redes do caminho e atirou de pé esquerdo… contra um adversário!

Tiago Vieira, volvidos cinco minutos, entrou pela esquerda mas não conseguiu ultrapassar o guardião Francisco Silva.

Mais forte, sobretudo no setor ofensivo, o U. Tomar começou a acercar-se amiudadas vezes da baliza contrária, embora sem a melhor pontaria: num canto, na esquerda, Espadinha rematou de cabeça… por cima; Wemerson Silva, após rodar na zona frontal, atirou forte… Francisco Silva defendeu este primeiro remate e a recarga (mais fraca) de Tiago Vieira; Henrique Matos, depois de um cruzamento de Pedro Pires da esquerda, finalizou de cabeça… rente ao poste direito!

Já o Amiense, apostando nas rápidas transições, podia ter causado mossa num cruzamento da direita… que Diogo Pereira não aproveitou da melhor maneira!

Um dos momentos mais importantes deste encontro aconteceu já no final da primeira parte, concretamente ao minuto 41: após iniciativa de Wemerson Silva pela esquerda, Rúben Pinheiro considerou que o guarda-redes Francisco Silva agarrou a bola fora da grande área (junto à linha lateral). Após alguma hesitação, o árbitro acabou por lhe mostrar o segundo cartão amarelo (tinha visto o primeiro no minuto 29, por retardar um pontapé de baliza) e o consequente vermelho.

Cabé, treinador do Amiense, sacrificou Diogo Pereira para a entrada do guarda-redes suplente, Rui Simões.

Na sequência do livre, Leandro Filipe atirou… contra um adversário! Nos descontos (seis minutos), Filipe Cotovio (de cabeça), Espadinha e Wemerson também finalizaram jogadas prometedoras… por cima da baliza amiense!

O segundo tempo decorreu quase sempre sob o domínio (mais forte em alguns períodos…) do U. Tomar. Contudo, a conclusão dos muitos lances de ataque… continuava a não ser a melhor. Guilherme Graça e Wemerson, na cobrança de livres, acertaram… nas mãos do guarda-redes!  Leandro, após cruzamento de Pedro Pires, rematou de cabeça… ao lado!

Um erro da defesa do U. Tomar permitiu espaço, na esquerda, a Cristiano… a bola, no remate cruzado, passou ao lado da baliza de Ivo Cristo.

Mas o empate adivinhava-se… e aconteceu no minuto 78: Tiago Vieira finalizou da zona frontal e a bola, após bater num defesa amiense, mudou de trajetória… e enganou Rui Simões (1-1).  

E a reviravolta unionista foi consumada logo no minuto seguinte: o lateral Guilherme Graça tabelou com Wemerson na esquerda e, já perto do poste, atirou de baixo para cima… sem hipóteses para o guardião amiense (1-2).

A vitória do U. Tomar ficou definida passados mais seis minutos (1-3): Fábio Vieira (de regresso após lesão), que estava em campo há apenas dois minutos, finalizou (junto ao poste direito), de cabeça, um excelente cruzamento de Guilherme Nunes. Um jogador do Amiense ainda tirou a bola, mas o auxiliar assinalou de imediato o golo.

Já em período de compensação, e com muito espaço na área, Chrystian Pedroso (remate ao lado) e Wemerson (contra o guarda-redes), não conseguiram juntar mais um golo ao justo triunfo da equipa tomarense.

Os protestos (e insultos…) de alguns adeptos do Amiense, nomeadamente contra o trio de arbitragem e o treinador do U. Tomar, Filipe Pinto, que subiram de tom depois da expulsão do guarda-redes, atingiram um nível recorde depois do apito final… Mas tudo serenou depois de as três equipas recolherem aos balneários.   

Com este triunfo, o oitavo consecutivo, o U. Tomar manteve os sete pontos de avanço sobre o Rio Maior (os riomaiorenses têm, no entanto, menos dois jogos realizados).

Na próxima jornada, agendada para o dia 9 de janeiro de 2022, a equipa tomarense visita o Benavente (15h00).

Outros resultados desta jornada 15: Samora Correia-Fazendense, 1-1; Mação-Alcanenense, 2-0; Benavente-Atl. Ouriense, 4-2; Abrantes e Benfica-Torres Novas, 1-2; Cartaxo-Salvaterrense, 2-1; U. Almeirim-Ferreira do Zêzere, 1-3; Glória do Ribatejo-Rio Maior, 0-4.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -