Inicio DESPORTO Leões de Tomar quase sempre por cima, mas apenas por duas vezes...

Leões de Tomar quase sempre por cima, mas apenas por duas vezes conseguiram ultrapassar a ‘muralha’ francesa!

0

Depois do prometedor empate em Itália, a quatro golos, frente ao Amatori Lodi, o Sp. Tomar/IPT voltava à Liga Europeia (no sábado, 11) no embate caseiro com o La Vendéenne.

A equipa francesa – que na primeira jornada do Grupo A (a 23 de outubro) perdeu, em casa, diante do Trissino (de Itália) por claro 2-5 – tem no seu plantel, além de outros portugueses, um jogador bem conhecido do público tomarense: Carlos ‘Carlitos’ Silva.

O guarda-redes, de 24 anos, foi formado precisamente no Sp. Tomar (e depois no Benfica), conquistando (juntamente com Pedro Martins) o título de campeão nacional de Juvenis (Sub-17) na época 2011/12. Mereceu, também por isso, especial carinho do clube (oferta de uma placa), do público e da claque neste regresso à sua cidade.

Os leões de Tomar estiveram quase sempre por cima neste encontro da segunda jornada da Liga Europeia, mas foi difícil ultrapassar a ‘muralha’ francesa, incluindo o guarda-redes tomarense (jogou toda a segunda parte).

O domínio do Sp. Tomar/IPT, após algum equilíbrio na fase inicial, foi-se tornando evidente, colocando em sobressalto a baliza defendida por Luís Mateus.

Contudo, o primeiro golo surgiu apenas ao começo do minuto 16: passe de Rúben Sousa, da direita, e remate/desvio pronto e certeiro do jovem Lucas Honório.

Francisco Veludo mostrava grande atenção nas tentativas de ataque da equipa francesa; no outro lado, os leões também tinham dificuldades para ultrapassar a ‘muralha’ defensiva concebida pelo técnico Lucas Gaucher.

Foi, portanto, com um remate de meia-distância, do flanco esquerdo, que, a apenas um minuto e meio do intervalo, Tomás Moreira bateu Luís Mateus… e elevou para 2-0.

A segunda parte não foi muito diferente. Ou seja, forte domínio do Sp. Tomar/IPT… embora, desta vez, sem qualquer eficácia (no ataque à baliza agora defendida por Carlitos). O adversário, mesmo com uma postura mais defensiva, nunca deixou de tentar surpreender Veludo.

Marcos Pinto, sete minutos do final, dispôs de soberana oportunidade para reduzir a diferença: num livre direto (pela décima falta da equipa tomarense), o número 5 do La Vendéenne… permitiu duas defesas ao guarda-redes leonino!

O suplente Paul Gaucher, a apenas 44 segundos do final, viu o cartão azul por puxar o patim a Lucas Honório (e, assim, cortar um prometedor contra-ataque): na cobrança do respetivo livre direto, Honório levantou a bola… e deixou a bola fugir! Perdeu assim a última grande oportunidade para evitar o atípico parcial de 0-0 neste segundo tempo.

Com este triunfo, a equipa tomarense passou a somar quatro pontos, ocupando o segundo lugar do Grupo A; tem menos dois pontos que o Trissino, que, no mesmo dia, bateu o também italiano Amatori Lodi por tangencial 2-1.

Na terceira jornada da Liga Europeia, agendada para 15 de janeiro de 2022, o Sp. Tomar/IPT volta a jogar em casa, precisamente frente ao Trissino (18h00).

No próximo dia 15, quarta feira, tem mais um teste complicado, em Barcelos (21h00), a contar para a jornada 13 do campeonato nacional.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version