Inicio ENTREVISTA Beatriz Madeira: a jovem que regressou a Tomar e que defende uma...

Beatriz Madeira: a jovem que regressou a Tomar e que defende uma nutrição sem restrição

0

Beatriz Madeira é nutricionista, já fez alguns programas de voluntariado para ajudar os outros a escolherem uma alimentação saudável e agora está em Tomar para ajudar os tomarenses, mas sem muitas restrições.

Cidade Tomar – Como surgiu a área de nutrição na sua vida?

Beatriz Madeira – Sempre soube que queria estudar em Coimbra e na vertente da saúde. Na pesquisa pelos cursos disponíveis, acabei por escolher nutrição, pois para além de ser muito importante no tratamento de várias patologias, educar as pessoas nutricionalmente é fulcral na prevenção. Somos o que comemos e, portanto, é importante prevenir as doenças através da nossa alimentação.

– Quando terminou o curso, o que fez a seguir?

A licenciatura foi de quatro anos e o último ano foi de estágio. No primeiro semestre desse estágio, estive no Hospital Amadora/Sintra na Consulta Externa e Internamentos nas áreas de oncologia, cirurgia e infeciologia. No segundo semestre rumei ao Brasil por um período de cinco meses, onde estagiei na área da nutrição aplicada ao desporto e nutrição social.

– E o que fez especificamente no Brasil?

O estágio foi divido em duas partes como referi. Na área do desporto, presenciei a aulas teóricas de nutrição aplicada ao desporto e na prática, fomos convidados a elaborar planos alimentares aos atletas da Universidade Federal de Viçosa. No âmbito da nutrição social, fui convidada a dar aulas de Educação Alimentar a várias turmas de um ATL (APOV) a crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Essas aulas passaram por higiene pessoal, reconhecimento da Roda dos Alimentos e elaboração de algumas receitas mais saudáveis.

(…)

Uma entrevista para ler na íntegra na edição impressa de 10 de dezembro.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version