fbpx
15.8 C
Tomar

Museu Nacional Ferroviário assinala 165 anos da primeira viagem de comboio em Portugal e o Ano Europeu do Transporte Ferroviário com várias atividades

Relacionadas

REVOLUÇãO 74/24 em Tomar

REVOLUÇãO 74/24, está dividido em duas fases de atuação, a primeira em 4 locais emblemáticos de Tomar...

Politécnico de Tomar com segunda cátedra internacional

O Politécnico de Tomar (IPT) viu aprovada a sua segunda cátedra internacional, agora no âmbito do Conselho...

Dia Nacional da Imprensa – 16 e 17 de maio

O DNI – Dia Nacional da Imprensa 2024 realizar-se-á nos próximos dias 16 e 17 de maio,...

Tiago Carrão reeleito presidente do PSD de Tomar

No passado dia 13 de abril realizaram-se as eleições para os órgãos da secção de Tomar do...

X Feira da Laranja atraiu milhares de visitantes ao Convento de Cristo

Decorreu, no dia 14 de abril, a X Feira da Laranja Conventual, um evento organizado pelo Convento...

A 28 de outubro de 1856 iniciava-se em Portugal a aventura do caminho de ferro com a inauguração do primeiro troço entre Lisboa e o Carregado. 165 anos depois a Comissão Europeia promove o transporte ferroviário enquanto meio de transporte sustentável, inteligente e seguro, a fim de incentivar a sua utilização pelos cidadãos e pelas empresas e de contribuir para a consecução do objetivo do Pacto Ecológico da UE de neutralidade climática até 2050, determinando 2021 como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário.

Assim, este ano, iniciamos esta celebração no próximo dia 27 de outubro com o acolhimento do primeiro dia do VIII Congresso de História Ferroviária organizado pela  Associação Ibérica de História Ferroviária (ASIHF), com a colaboração do Instituto Universitário de Lisboa (CIES), da Universidade de Évora (CIDEHUS) e da Universidade Nova de Lisboa (CIUHCT), entre as 10h00 e as 17h00, sendo possível a participação do público através de inscrição obrigatória para o email  8congresohf@asihf.org , esta sessão é de entrada gratuita para estudantes.

No dia 28, publicamos o novo website acessível do Museu estando assim concluído o projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”, financiado no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível, do Turismo de Portugal .

O novo website do Museu Nacional Ferroviário tem confirmidade AAA “Triplo-A” , cumprindo todas as Directrizes de Acessibilidade para Conteúdo WEB (WCAG), o que o torna acessível a todas as pessoas. O site foi desenvolvido pela empresa Waynext, com consultoria especializada em Acessiblidade da Associação Acesso Cultura.

Pelas 17h00, teremos a inauguração de uma peça escultórica alusiva ao Caminho de Ferro da autoria do escultor João Duarte. Licenciado em Artes Plásticas, desde 1978 participa em exposições individuais e coletivas de escultura, medalhística e numismática , no país e no estrangeiro.

Entre os dias 29 e 31 de outubro, estará em exposição a Locomotiva “Joana”, com ilustração da artista Kruela d’Enfer (Angela Ferreira). Este é um projeto da Medway – Transporte e Logística, iniciativa inserida no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, que pretende promover o uso do comboio como meio de transporte mais sustentável.                                                                                                                                                 

No sábado, dia 30 iniciamos às 10h30 com uma visita aos Bairros Ferroviários do Entroncamento, na qual ficará a conhecer a história e projetos futuros deste património edificado. Esta é uma atividade em parceria com a Infraestruturas de Portugal e o Município do Entroncamento. Pelas 11h00, temos a visita“A Bordo”, na qual os participantes poderão conhecer  por dentro diversas carruagens, salões, locomotivas e o Comboio Presidencial, numa viagem por 165 anos de história dos caminhos de ferro em Portugal. Às 15h00, apresentamos o livro “Não percas o Comboio! – Histórias sobre carris e outras viagens.”, de Alexandra Sousa. A autora reúne neste livro várias histórias verídicas, vividas na primeira pessoa, relacionadas com as muitas viagens de comboio, seu transporte de eleição, que realizou por Portugal e pela Europa.

Dia 31, domingo, a partir das 10h30 começamos com a visita ao Comboio Real. Orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, levará os participantes a “viajar” não só pela história do comboio mas também no seu projeto de restauro. A visita ao interior do Comboio Real só ocorre uma vez por ano, estando limitada a um número máximo de participantes e conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Entre as 11h00 e as 13h00, decorrerá a visita Tátil ao Museu, para pessoas com deficência visual. Na qual os participantes exploram vários objetos da ferrovia com recurso ao tacto. Pelas 15h00, iniciamos mais uma visita “A Bordo”, na qual os participantes exploram diversos veículos da exposição permanente do Museu, esta visita conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Nos dias 30 e 31, sábado e domingo, entre as 10h30 e as 17h30, quem nos visita tem a possibilidade de experenciar conduzir uma Locomotiva em ambiente virtual, num simulador de condução durante cerca de 15 minutos, num percurso real entre o Entroncamento e Pombal. Esta é uma atividade em parceria com a CP Virtual.

Entre os dias 29 e 31 de outubro,  a entrada no Museu é gratuita. Nestes dias os visitantes poderão ainda viajar no Mini-Comboio (atividade dependente das condições climatéricas).

As atividades são de inscrição obrigatória através do email museu@fmnf.pt ou do telefone 249 130 382 e decorrem mediante as indicações da DGS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

REVOLUÇãO 74/24 em Tomar

REVOLUÇãO 74/24, está dividido em duas fases de atuação, a primeira em 4 locais emblemáticos de Tomar...

Politécnico de Tomar com segunda cátedra internacional

O Politécnico de Tomar (IPT) viu aprovada a sua segunda cátedra internacional, agora no âmbito do Conselho...

Dia Nacional da Imprensa – 16 e 17 de maio

O DNI – Dia Nacional da Imprensa 2024 realizar-se-á nos próximos dias 16 e 17 de maio, no Museu do Fado, em...

Tiago Carrão reeleito presidente do PSD de Tomar

No passado dia 13 de abril realizaram-se as eleições para os órgãos da secção de Tomar do Partido Social Democrata. Destas eleições...

X Feira da Laranja atraiu milhares de visitantes ao Convento de Cristo

Decorreu, no dia 14 de abril, a X Feira da Laranja Conventual, um evento organizado pelo Convento de Cristo e que contou...

Golegã: Feira Nacional do Cavalo galardoada com o prémio Cinco Estrelas Regiões

Pelo segundo ano consecutivo a Feira Nacional do Cavalo foi galardoada com o prémio Cinco Estrelas Regiões, numa distinção fruto da votação...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -