Inicio DESTAQUE Tomar é o concelho com maior número de classificações da espécie Quercus...

Tomar é o concelho com maior número de classificações da espécie Quercus faginea

0

Segundo a Associação 30POR1LINHA, foram classificados como árvores de interesse público em Diário da República no passado dia 13 de outubro, dois exemplares da espécie Quercus faginea: o carvalho “Professor Jorge Paiva”, no jardim da Biblioteca Municipal de Tomar Dr. António Cartaxo da Fonseca, que será batizado, no dia 27 de novembro; e o carvalho de Carregueiros, na EN113, também no concelho de Tomar.

Já em setembro de 2020, um carvalho-cerquinho localizado na praia fluvial da Pedreira foi classificado de interesse público. Assim sendo, em 2020 e 2021 foram classificados três exemplares de Quercus faginea no concelho de Tomar, passando a ser o concelho no país com maior número de classificações da espécie.

Existem mais carvalhos-cerquinhos de grande porte com características para poderem vir a ser classificados de interesse público e beneficiarem de proteção legal, tanto no concelho de Tomar como no Centro e Oeste do país. Assim, neste sentido a associação 30POR1LINHA juntamente com outros parceiros, tem vindo, desde 2019, a proceder à identificação e caracterização destes carvalhos na expectativa futura de que sejam classificados de interesse público mais carvalhos-cerquinhos de grande porte. Do mesmo modo, a nosso ver, seria importante que a espécie Quercus faginea possa usufruir no futuro de uma proteção legal semelhante ao sobreiro e à azinheira. Isto porque, do ponto de vista de conservação da natureza, esta espécie tem um elevado valor para a biodiversidade dos habitats naturais.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version