fbpx
10.4 C
Tomar

Cidadã quer que a câmara cumpra a Lei do Ruído

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

A munícipe Maria de Deus Monteiro interveio na reunião pública da câmara, na segunda feira, devido ao ruído “oriundo da Associação Canto Firme e ruído proveniente das ex-instalações da EB1 Infante D. Henrique”, um assunto, aliás, já conhecido pela câmara e que se desenrola há algum tempo.

A cidadã referiu nada ter contra a associação Canto Firme ou qualquer associação do concelho, no entanto, defende que a câmara deve cumprir a Lei do Ruído e atuar perante as queixas de ruído de outros munícipes.

Segundo a munícipe, depois de vários e-mails enviados à câmara, houve um email enviado por parte da Divisão de Obras, dando conta de se estar a procurar soluções para minimização do ruído proveniente da sede da Canto Firme. Mas, segundo a mesma, para “agravar a situação”, o município tem permitido que nas ex-instalações da EB1 Infante D. Henrique se desenrolem atividades ou situações similares cujo ruído é ensurdecedor até pelo facto de algumas das atividades se realizarem no exterior. Disse, mesmo, que foi apresentada queixa na PSP, no dia 6 de junho, devido ao ruído extremamente elevado e perturbador em consequência de atividade que decorria no recreio dessas instalações da ex-escola.

Exige, por isso, a munícipe que a câmara cumpra o que determina a Lei do Ruído e disse que irá dar conta da situação à Presidência da República, Assembleia da República, Procuradoria Geral da República e Provedoria da Justiça.

Na intervenção do vereador Hugo Cristóvão, o mesmo referiu que a Lei do Ruído, como outras leis, “não é taxativa nem absoluta”, considerando que a legislação tem que ser compatível dentro do bom senso. Disse ainda que é natural acontecerem atividades ao ar livre em muitas cidades e vilas, independentemente de estarem junto das habitações, caso contrário nunca poderiam acontecer iniciativas por estarem junto de residências.

Anabela Freitas, presidente da câmara, referiu que os serviços se deslocaram à Canto Firme e que não é fácil atuar, pois é uma escola de música e “efetivamente é natural ser maior o ruído do que música propriamente dita, pois estão a aprender”. Os serviços avaliaram qual seria a melhor solução técnica, mas não compete ao município impor a solução técnica. Referiu que tem que haver equilíbrio entre a atividade da escola e o bem-estar dos munícipes.

De qualquer forma, a câmara mostrou disponibilidade de financiar os custos de obra para diminuição do som, estando já instalada numa das janelas a solução indicada pelas empresas e serviços, que permite ter uma rede que veda a janela estando esta aberta, mas que abafa o som. A dificuldade de entrega de materiais atrasou o processo para instalação do sistema nas restantes janelas traseiras.

Na resposta, a munícipe lamentou que o ponto de situação não lhe tenha sido transmitido e alertou para o facto do ruído que sai pelas janelas laterais ser igualmente audível na sua residência, considerando, por isso, que não é sufi ciente implementar medidas nas janelas traseiras.

A vereadora Célia Bonet (PSD) interveio referindo que quanto à reclamação da munícipe, a oposição não teve acesso à mesma, pelo que o assunto é “novidade”. De qualquer forma, adiantou que o PSD vai analisar a questão e ter uma resposta sobre o tema para a munícipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -