Jornal Cidade de Tomar

Xanoca ruma à Oliveirense após quatro temporadas no Sp. Tomar

Alexandre ‘Xanoca’ Marques é reforço da Oliveirense para a época 2021/22. Após quatro temporadas ao serviço do Sp. Tomar, onde assumiu sempre lugar de destaque, o defesa/médio muda-se, aos 27 anos, para a equipa treinada por Paulo Pereira, crónica candidata ao título nacional.

Xanoca foi quase sempre um dos indiscutíveis no ‘cinco’ inicial dos leões tomarenses. Conseguiu ainda, nesta última época, ser um dos melhores marcadores da equipa leonina, com 21 golos, factos que terão motivado o interesse do emblema de Oliveira de Azeméis.

Natural de Oliveira do Hospital, iniciou a sua formação no clube local (FCOH), ingressando, como sub-17, no Benfica na temporada 2011/12. Manteve-se no clube da águia até ao final da época 2014/15.

Representou o Turquel entre 2015 e 2017. Seguiu depois para o Sp. Tomar – entre 2017 e o final desta temporada disputou 118 jogos e apontou 66 golos com a camisola da equipa leonina.

Internacional pelas seleções nacionais portuguesas de Sub-17 e Sub-20, conquistou um Europeu e um Mundial de Sub-20 e uma Taça Latina. Tem ainda no seu currículo um título nacional de Sub-13 (pelo FC Oliveira do Hospital), dois de Sub-20 (pelo Benfica) e um da 3.ª Divisão (pela equipa ‘B’ do Benfica).

O acordo alcançado entre as direções do Sp. Tomar e da Oliveirense, anunciado hoje pelo clube tomarense na sua página oficial de Facebook, permite a Xanoca abraçar um novo desafio, numa das melhores formações europeias da modalidade.

“Xanoca não deixará – nunca deixará! – de ser parte da nossa família. Xanoca chegou a Tomar em 2017 e não tardou a afirmar-se como uma referência, sendo preponderante em vários momentos e no nosso brilhante trajecto esta época. Na correcção que teve em todo o processo que culminou nesta transferência, não nos resta senão agradecer por tudo o que nos deu dentro e fora da pista, na expectativa que também o nosso clube e os nossos adeptos tenham contribuído para o seu crescimento enquanto jogador e pessoa. Muito obrigado, Xanoca, e votos dos maiores sucessos desportivos e pessoais!”, refere a referida publicação do clube tomarense.

Recorde-se que a equipa de Oliveira de Azeméis atravessa um processo de renovação do seu elenco. Pedro Moreira (Sanjoanense), Jordi Bargalló (Noia) e Vítor Hugo estão de saída. Franco Platero (ex-Liceo da Corunha), Xavier Cardoso (ex-Benfica/Sanjoanense) e Xanoca são reforços anunciados.

O plantel do Sp. Tomar, treinado por Nuno Lopes, também regista várias mudanças: além de Alexandre ‘Xanoca’ Marques, saíram Anderson ‘Nery’ Silva (Riba D’Ave), João Lomba, Paulo Passos e Hernâni Diniz.

Ficaram os guarda-redes Francisco Veludo e António Marante e os jogadores de campo Filipe Almeida, Pedro Martins, Rúben Sousa, Ivo Silva e Lucas Honório (este último emprestado pelo Benfica).

Garantidas estão, para já, duas contratações: Guilherme Silva (regresso, ex-Valongo) e o experiente Ricardo ‘Caio’ Oliveira (ex-Trissino, de Itália).

Julián Tamborindegui rumou ao Monza, de Itália. O avançado argentino, de 26 anos, esteve comprometido com o Sp. Tomar no último defeso, mas a sua chegada foi sucessivamente adiada devido às limitações de viagens entre o país das pampas e Portugal.

Exit mobile version