Jornal Cidade de Tomar

Mostra de Frutos Secos e Encontro de Tasquinhas substitui este ano Feira de Santa Iria

A proposta de cancelamento da Feira de Santa Iria de 2021 foi aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal de 10 de maio de 2021. No seguimento desta aprovação considera-se possível a realização de um evento sustentado nos frutos secos e na gastronomia, uma vez que ambos fazem, tradicionalmente, parte da Feira de Santa Iria. Neste sentido, uma Mostra de Frutos Secos e o Encontro de Tasquinhas vão substituir a Feira de Santa Iria que não se realiza mais um ano. O evento vai realizar-se entre 15 e 24 de outubro, nas imediações do mercado municipal,

Segundo o vereador Hélder Henriques, na reunião de câmara, na segunda feira, o planeamento e execução deste evento, que até surgiu no âmbito de uma sugestão do PSD, serão feitos a curto prazo, podendo ser revertidos caso não estejam reunidas as necessárias condições de salvaguarda de saúde pública que permitam em segurança a sua concretização.

O objetivo é possibilitar aos produtores rurais escoar os seus produtos e desta forma contribuírem para reforçar a sua economia doméstica e dar aos tomarenses e a quem nos visita a possibilidade de adquirirem produtos genuínos.

O Encontro de Tasquinhas pretende apoiar o associativismo, para que as instituições do concelho possam gerar receitas para continuarem a sua atividade cultural, recreativa desportiva, religiosa e lúdica.

A vereadora Célia Bonet disse que o PSD “está feliz por se ter pensado nesta sua proposta”, mas sugeriu que o evento não se chame Mostra de Frutos Secos porque “isso há em todo o lado. Era bom que continuasse a chamar-se Feira das Passas para não perdermos a nossa identidade”.

A presidente da câmara, Anabela Freitas, disse que essa é uma questão a analisar e poder-se-á “chegar a um consenso”.

Exit mobile version