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Politécnico de Tomar integra Projeto ERASMUS+ com Agrupamento de Escolas de Nuno Santa Maria

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O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) integra o Projeto ERASMUS+ On-Line Teaching 2.0 – We also learn at HOME aprovado recentemente pela Comissão Europeia. A parceria internacional integra um consórcio de sete instituições europeias, das quais duas são portuguesas: o Agrupamento de Escolas de Nuno Santa Maria, instituição coordenadora e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT). 

Esta cooperação que surge numa altura marcada pelo Covid-19 e sucessivos confinamentos tem como objetivo garantir que o ensino não presencial seja justo e com igualdade de oportunidades para todos os envolvidos. Isto porque, de um momento para o outro, as nossas escolas viram-se confrontadas com uma realidade para a qual não estavam preparadas. O desafio gigantesco de transformar o ensino presencial em ensino remoto expôs diversos problemas e limitações. E, apesar das escolas possuírem muita da tecnologia necessária, a maioria dos professores não tinha formação para a utilizar num regime a distância nem os recursos tecnológicos adequados. E, por isto mesmo, este projeto pretende desenvolver em professores/alunos competências em ICT; implementar medidas para garantir que os alunos tenham acesso a programas de ensino a distância; avaliar o nível de segurança ao descarregar dados ou recursos educativos dos espaços Web e da sua transferência para outras organizações ou indivíduos; assegurar que a utilização das aplicações e plataformas não compromete a confidencialidade dos dados dos alunos; assegurar que os alunos/professores acedem à Internet com segurança; entre outros. É igualmente, uma preocupação deste consórcio estabelecer uma forte ligação entre escolas, pais, professores e alunos, de forma a colmatar rapidamente eventuais problemas e criar comunidades de professores, pais e diretores de escolas de forma a minimizar a solidão/angústia dos alunos para facilitar a partilha de experiências e promover a igualdade e a coesão social, descobrindo e trocando boas práticas de escolas parceiras.  

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