fbpx
12.7 C
Tomar

CHMT: profissionais de saúde lamentam ter ficado de fora na atribuição de prémios

Relacionadas

Golegã: Feira Nacional do Cavalo galardoada com o prémio Cinco Estrelas Regiões

Pelo segundo ano consecutivo a Feira Nacional do Cavalo foi galardoada com o prémio Cinco Estrelas Regiões,...

Constância: presidente da câmara condecorado com a medalha D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1.ª Classe

No âmbito da cerimónia comemorativa do Dia da Brigada Mecanizada, realizada, no passado dia 10 de abril,...

Dornes vence Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024

A aldeia ribeirinha de Dornes venceu, pelo quarto ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas Regiões, que distingue...

Sanitários públicos na R. da Fábrica da Fiação reabertos com balneários sociais

Os sanitários públicos da Rua da Fábrica da Fiação, em Tomar, foram requalificados e já se encontram...

Doppellecker partilha “amor, paz e café” na Várzea Grande

Até 28 de abril, na Várzea Grande, entre as 15h00 e as 20h00 (horário flexível), de 4.ª...

Alguns funcionários do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), nomeadamente técnicos de Radiologia, estão indignados por terem sido deixados de fora na atribuição de prémios aos profissionais de saúde do serviço público que estiveram na “linha da frente” do combate à primeira vaga da pandemia. Alguns funcionários mostraram esse descontentamento junto do conselho de administração do CHMT, mas não obtiveram resposta.

Há também o caso dos técnicos administrativos do Laboratório que entendem, que pelas suas tarefas constantes relacionadas com a marcações de testes, deveriam ter recebido o prémio.

Estes profissionais não estão contra o facto de os restantes profissionais de saúde terem recebido o prémio, apenas consideram que é injusto que tal compensação não tenha sido igualmente atribuída a estes serviços.

Refira-se que foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 101-B/2020, de 3 de dezembro, que “regulamenta o artigo 42.º-A da Lei do Orçamento de Estado para 2020, na sua redação atual, e prevê a majoração dos dias de férias e a atribuição de um prémio de desempenho aos profissionais de saúde correspondente a 50% da remuneração base. Têm direito a esta compensação os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da carreira em que se encontram integrados. O governo procurou incluir todos aqueles que contribuíram com o seu trabalho para a resposta pronta do SNS. Estão assim incluídos os profissionais que, no período acima identificado, tenham durante, pelo menos, trinta dias, nos quais se incluem os dias de descanso semanal obrigatório ou facultativo, bem como, situações de isolamento profilático ou doença resultante de infeção por SARS-CoV-2, exercido funções, praticando atos diretamente relacionados com pessoas suspeitas e doentes infetados por Covid-19 no contexto de observação, avaliação clínica e abordagem terapêutica, bem como de identificação de contactos, vigilância ativa e sobreativa de contactos e de casos confirmados de doença, de investigação epidemiológica e de colheita e processamento de amostras para teste laboratorial de SARS-CoV-2, incluindo atividades de suporte aos mesmos atos, numa das seguintes áreas e unidades ou num dos seguintes departamentos: 1) Áreas dedicadas à Covid-19 dos estabelecimentos e serviços de saúde definidos como unidades de referência de primeira e segunda linha para admissão de pessoas suspeitas ou infetadas por SARS-CoV-2; 2) Áreas dedicadas à Covid-19 (ADC) nos cuidados de saúde primários e nos serviços de urgência do SNS (ADC-Comunidade e ADC-SU); 3) Enfermarias e unidades de cuidados intensivos dedicadas ao tratamento de doentes com Covid-19, bem como em unidades ou serviços de colheita e processamento laboratorial e 4) Unidades de Saúde Pública. Deste modo, estão abrangidos os profissionais de saúde que desempenharam funções, quer nas áreas previstas nos estabelecimentos e serviços de saúde de primeira linha à resposta Covid, como definidos até 26 de março de 2020, quer nas áreas previstas nos estabelecimentos e serviços de saúde que vieram a ser estabelecidos pela Norma n.º 004/2020, da Direção-Geral da Saúde, de 23 de março, quer nas Unidades de Saúde Pública dos ACES e nos Departamentos de Saúde Pública das ARS”. Os técnicos de Radiologia do CHMT consideram que estão incluídos quer na alínea 1 (Abrantes), quer na alínea 2 (Tomar).

Em declarações ao “Cidade de Tomar”, os mesmos funcionários da Radiologia criticam também o facto de ainda não terem sido vacinados, alegando que se ficarem doentes, os utentes podem deixar de contar com os seus serviços.

Segundo os mesmos, são muitos os profissionais de saúde do CHMT que trabalham diretamente com doentes suspeitos ou infetados pela Covid-19, nas chamadas áreas de dificuldade respiratória (ADR) onde se encontram em isolamento esses doentes, que ainda não receberam a vacina, não percebendo qual a razão.

O “Cidade de Tomar” procurou esclarecer a situação junto da administração do CHMT, mas não obteve resposta até ao fecho da edição.

Entretanto, esta semana, o CHMT divulgou informação sobre a vacinação dos profissionais, referindo que desde que iniciou o Plano de Vacinação Covid-19, a 29 de dezembro de 2020, que o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), vacinou mais de 1440 profissionais, sendo que, destes, mais de 500 já receberam a segunda dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Golegã: Feira Nacional do Cavalo galardoada com o prémio Cinco Estrelas Regiões

Pelo segundo ano consecutivo a Feira Nacional do Cavalo foi galardoada com o prémio Cinco Estrelas Regiões,...

Constância: presidente da câmara condecorado com a medalha D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1.ª Classe

No âmbito da cerimónia comemorativa do Dia da Brigada Mecanizada, realizada, no passado dia 10 de abril,...

Dornes vence Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024

A aldeia ribeirinha de Dornes venceu, pelo quarto ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas Regiões, que distingue os produtos ou serviços de...

Sanitários públicos na R. da Fábrica da Fiação reabertos com balneários sociais

Os sanitários públicos da Rua da Fábrica da Fiação, em Tomar, foram requalificados e já se encontram abertos com a componente de...

Doppellecker partilha “amor, paz e café” na Várzea Grande

Até 28 de abril, na Várzea Grande, entre as 15h00 e as 20h00 (horário flexível), de 4.ª feira a domingo, o Doppellecker...

ULS suspende enfermeiro por alegados maus tratos a doentes e entrega provas ao Ministério Público

A ULS suspendeu um enfermeiro da unidade hospitalar de Abrantes por alegados maus tratos a doentes e participou os factos ao Ministério...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -